Lei do INSS confirma 15 doenças, incluindo uma comum, que liberam aposentadoria IMEDIATA em 8 passos

Previdência confirma 15 doenças que garantem benefício pago pelo INSS. Confira quais são essas enfermidades e veja como solicitar o benefício

13/10/2025 20h49

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Algumas doenças garantem uma aposentadoria pelo INSS (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Previdência Social confirma 15 doenças que garantem benefício pago pelo INSS. Confira quais são essas enfermidades e veja como solicitar o benefício

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece diversas modalidades de benefícios. Uma das mais comuns é a aposentadoria por incapacidade permanente, a antiga aposentadoria por invalidez. Inclusive, segundo uma lei da Previdência Social, existem 15 doenças que liberam esse benefício imediatamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que para se aposentar nessa modalidade, existe muita burocracia. Várias perícias, laudos e tempo de contribuição. Contudo, as doenças presentes no rol específico da lei garantem o pagamento do benefício de forma imediata e sem a necessidade de cumprimento do período de carência.

Essa carência nada mais é do que o número mínimo de contribuições mensais que o segurado precisa realizar para ter direito a determinados benefícios do INSS. Contudo, essas doenças liberam os segurados de cumprirem esse tempo, que para a modalidade é de no mínimo 12 meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Doenças que permitem aposentadoria imediata

De acordo com a Lei que dispõe sobre os Planos de Benefício da Previdência Social (Lei 8.213/91), em seu artigo 151, existe uma lista com 15 doenças que dispensam o cumprimento de carência. Assim, permitindo a liberação do benefício de forma mais rápida. Veja quais são elas:

  1. Tuberculose ativa
  2. Hanseníase
  3. Alienação mental
  4. Esclerose múltipla
  5. Hepatopatia grave
  6. Neoplasia maligna (câncer)
  7. Cegueira
  8. Paralisia irreversível e incapacitante
  9. Cardiopatia grave
  10. Doença de Parkinson
  11. Espondiloartrose anquilosante
  12. Nefropatia grave
  13. Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante)
  14. Síndrome da deficiência imunológica adquirida (AIDS)
  15. Contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada

Como solicitar a aposentadoria sem carência?

Para garantir o benefício, basta seguir esses 8 passos simples:

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

  1. Acesse o site ou aplicativo do MEU INSS e faça login;
  2. Clique na opção “Pedir Benefício por Incapacidade” e em seguida em “Novo Requerimento”;
  3. Na próxima tela, clique em “avançar”.
  4. Confirme ou atualize os dados de contato;
  5. Anexe a documentação necessária, como atestado ou laudo médico;
  6. Em seguida, os dados sobre a atividade profissional, como as contribuições realizadas, serão revisados;
  7. Após isso, o sistema questionará a agência para seguimento mais próxima da sua residência e o local para pagamento do benefício;
  8. Revise os dados e confirme o pedido.

Qual o valor dos benefícios pagos pelo INSS?

Em suma, neste ano de 2025, o valor mínimo da aposentadoria do INSS é de R$ 1.518,00 e o teto máximo é de R$ 8.157,41. Ademais, os benefícios do órgão, incluindo aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte, são reajustados anualmente. Ademais, vale destacar que o INPC define o valor mínimo com base na inflação.

Por fim, CLIQUE AQUI e fique por dentro de tudo sobre o INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.