Acabamos de separar uma lista de doenças que poderão fazer você se aposentar. Aliás, a novidade do INSS caiu como um presente aos trabalhadores
Uma lei em vigor caiu veio como um grande alívio para milhões de trabalhadores registrados no Brasil. Isso porque eles podem solicitar a aposentadoria no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) imediatamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nem todo mundo sabe, mas quem tem algumas existem uma lista de doenças que podem garantir a aposentaria mais cedo. Estamos falando do auxílio-doença, também conhecido como auxílio por incapacidade temporária.
Esse benefício do INSS é garantido ao segurado incapacitado temporariamente para o trabalho ou sua atividade habitual em decorrência de doença, ou acidente. Mas, para receber será preciso atender alguns critérios importantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- estar com as contribuições previdenciárias em dia;
- no mínimo 12 contribuições mensais, salvo em situações de isenção para doenças graves;
- apresentação de laudos periciais que confirmem a condição incapacitante.
De acordo com informações do portal Mix Vale, existe uma lista do INSS com algumas doenças que dão acesso ao benefício previdenciário. Segundo a equipe de especialistas em aposentadoria do TV Foco, essa lista pode aumentar.
Acontece que de acordo com a lei qualquer doença pode dar direito ao auxílio-doença, desde que ela impeça a pessoa de trabalhar ou realizar suas atividades habituais. Confira agora a lista com um total de 15 doenças para você se atentar:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Tuberculose ativa.
- Nefropatias graves (insuficiência renal).
- Hanseníase.
- Alienação mental (depressão, esquizofrenia, demência).
- Esclerose múltipla.
- Hepatopatia grave.
- Neoplasia maligna (câncer).
- Cegueira.
- Paralisia irreversível e incapacitante.
- Cardiopatia grave.
- Doença de Parkinson.
- Espondiloartrose anquilosante.
- Estado avançado da doença de Paget.
- AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).
- Contaminação por radiação com base em laudos especializados.
Considerações finais
A possibilidade de obter o benefício de forma imediata é um alívio para muitas famílias, especialmente em momentos de fragilidade. Nessa matéria, falamos do auxílio por incapacidade temporária que garante a aposentadoria para quem tem uma doença que impossibilite de trabalhar.
Como garantir a aposentadoria em 5 passos?
- Entrar no sistema do órgão, acessando o ‘Meu INSS’, via aplicativo ou site;
- Após fazer o login, procure a opção ‘Novo Pedido’, e selecione. Indo até a opção “aposentadoria e CTC e Pecúlio”, após entrar, selecione a modalidade da aposentadoria que deseja solicitar; *vale dizer que, para a modalidade da aposentadoria especial, não existe opção, sendo assim, tendo que selecionar a modalidade de tempo de contribuição
- Atualize todos os seus dados cadastrais, clicando na opção ‘atualizar’, confira seus dados e depois finalize clicando em ‘avançar’;
- Após o avanço, indique se está fazendo apenas uma simulação ou se realmente deseja solicitar a avaliação de um pedido de aposentadoria, sendo o requerimento, clique em ‘avançar’;
- Por fim, responda todos os questionários e atualizações solicitadas pelo site e confira se está tudo correto. Assim, aparecerá uma caixa de confirmação de veracidade de dados que deve ser preenchida corretamente.
Veja também mais matérias sobre o INSS CLICANDO AQUI.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
