Nova lei dos shoppings anunciada confirma proibição em gigantes de Curitiba e atinge idosos 60+ do Paraná

Gigantes como o Pátio Batel, Estação e Jockey Plaza, são atingidos em cheio com nova lei em Curitiba, Paraná
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Lei e shoppings - Foto: Montagem

Gigantes como o Pátio Batel, Estação e Jockey Plaza, são atingidos em cheio com nova lei em Curitiba, Paraná

Os shoppings são o lugar predileto de milhões de brasileiros. Afinal, nos empreendimentos acaba sendo possível visitar uma gama de estabelecimentos sem precisar se deslocar muito, como é o caso de restaurantes, lojas de roupas, cinemas e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E falando nos grandes centros comerciais, uma nova lei anunciada em gigantes de Curitiba, Paraná, chega com proibição que atinge em cheio os idosos 60+. Assim, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações da Câmara Municipal de Curitiba e do G1, traz maiores detalhes sobre o assunto.

A proposta, que pode ser chamada de “lei dos shoppings”, possui o intuito de facilitar a vida de milhares de pessoas, principalmente idosos e PCDs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova lei

No tocante a legislação, estamo se referindo a Lei Municipal 15.130/2017, em vigor em 2025, e que já previa fraldários nos locais para todos os usuários. A normal cita “estabelecimentos privados com fluxo intenso de pessoas”, sendo eles os shoppings, restaurantes e mercados.

Apesar de dizer no seu artigo 2º, que a lei 15.130/2017 visa “atender a todos os usuários de fraldas”, não há especificação de quem seriam essas pessoas.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jockey Plaza Shopping – Foto: Montagem

Mudança

Visando regulamentar isso, o projeto da vereadora Giorgia Prates (PT), protocolado em (19/06/2024), propõe que os fraldários sigam a norma ABNT NBR 9050. Dessa forma, eles abrangem as crianças, idosos e PCDs.

Todavia, para isso, o projeto propõe mudanças no artigo 6º da lei, estabelecendo que os fraldários “Devem possuir espaço equipado com infraestrutura adequada, como suportes adequados e espaços de troca espaçosos”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A lei exige estrutura para idosos, crianças e PCDs ter acesso aos fraldários (Foto/Montagem/Internet)

Proibição

Em suma, a lei confirma uma proibição severa de que shoppings, mercados e afins possuam esses espaços sem o mínimo de estrutura possível para isso. É importante mencionar ainda que, a justificativa apresentada indica que, por ser adaptações para reformas e construções futuras, a proposta não traz impacto financeiro imediato, permitindo uma programação orçamentária adequada.

Situação atual do projeto

Ainda de acordo com a Câmara de Curitiba, o projeto de lei ainda espera uma análise técnica da Procuradoria Jurídica e avaliação de legalidade pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Curitiba.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De qualquer modo, esse é um grande passo para a garantia de espaços cada vez mais completos e que consigam sanar às carências de todos.

Lei determina que Shoppings e demais estabelecimentos tenham fraldários (Foto Reprodução/Internet)

Considerações finais

Veja mais notícias sobre shoppings CLICANDO AQUI.

QUANTOS SHOPPINGS EXISTEM NO BRASIL?

No Brasil hoje, há 639 estabelecimentos no País, e mais da metade está concentrada no Sudeste. Só na maior região em concentração de pessoas, tem 324 shopping centers.

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile