Lei em vigor em 2025 do INSS crava aposentadoria aos 55 anos em apenas 10 passos simples hoje (17)

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

17/01/2025 21h38

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Lei do INSS em vigor libera aposentadoria aos 55 a milhares - (Foto: Reprodução / Internet)

Veja como garantir hoje mesmo (17) aposentadoria do INSS aos 55 anos em poucos passos

Brasileiros com idade igual ou superior a 55 anos podem garantir a tão sonhada aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em apenas 10 passos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme apurado pelo TV FOCO, desde a Reforma da Previdência de 2019, mudanças significativas foram cravadas nas modalidades de aposentadoria do INSS.

Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre a aposentadoria especial a partir dos 55 anos. Trata-se do benefício concedido a quem trabalha em condições insalubres e prejudiciais à saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aposentadoria especial do INSS

Essa modalidade de aposentadoria é voltada para trabalhadores que estão expostos a agentes nocivos à saúde, como calor excessivo, ruído intenso ou substâncias tóxicas.

Conforme o ‘UOL’, a lei em vigor no INSS garante a possibilidade de se aposentar a partir dos 55 anos considerando os riscos à saúde causados pelo ambiente de trabalho.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

De acordo com o Governo, o objetivo é proporcionar uma compensação justa para quem enfrenta condições de trabalho prejudiciais, garantindo proteção social de maneira eficaz.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Regra do INSS em vigor garante aposentadoria especial aos 55 – (Foto: Reprodução / Internet)

Novas regas para garantir o benefício

Após a Reforma da Previdência de 2019, a modalidade de aposentadoria tem como critério idade mínima, a partir dos 55 anos, e tempo de contribuição e exposição, a partir de 15 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja:

  • 55 anos para atividades de alto risco (15 anos de exposição);
  • 58 anos para atividades de médio risco (20 anos de exposição);
  • 60 anos para atividades de baixo risco (25 anos de exposição).

Além disso, há a necessidade de apresentar documentos que comprovem a exposição permanente a agentes nocivos à saúde para ter direito à aposentadoria especial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os documentos necessários estão:

  • o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP); e
  • o Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT).

Diversas profissões podem se enquadrar na modalidade, como mineradores, trabalhadores da construção civil, entre outras, desde que comprovada a exposição a agentes nocivos à saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

10 passos para solicitar o benefício

De acordo com o ‘G1’, não é mais necessário ir a uma agência do INSS para solicitar a aposentadoria. Basta confirmar se preenche todos os requisitos e usar o app Meu INSS.

O primeiro passo para entrar com o pedido é acessar o site ou o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Veja os 10 passos para solicitar o benefício de casa:

  1. Acesse a sua conta gov.br;
  2. Clique na opção “Novo Pedido”;
  3. Siga para “Aposentadorias e CTC e Pecúlio”;
  4. Escolha o tipo de aposentadoria pretendida;
  5. Informe os dados do requerente;
  6. Confirme as informações sobre a aposentadoria;
  7. Responda às perguntas e anexe os documentos exigidos (esses dados serão usados para analisar o direito ao benefício);
  8. Confira se os campos obrigatórios foram respondidos;
  9. Confira os períodos trabalhados ou contribuídos que estão no sistema do INSS;
  10. Leia a declaração e clique em “Confirmar”.
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Previdência Social do INSS (Foto: Reprodução -Vestibulando/Web)

Após seguir esses passos, o pedido entrará em processo, e você poderá acompanhar o andamento diretamente pelo app. Assim, fique atento as atualizações do seu pedido.

Considerações finais

Aposentar-se pelo INSS aos 55 anos é possível para quem trabalha em condições insalubres, desde que cumpridos os requisitos estabelecidos pela Reforma da Previdência de 2019.

Basta comprovar exposição a agentes nocivos com documentos como o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e o Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT).

Em suma, o pedido pode acabar sendo feito de forma simples pelo app Meu INSS, seguindo 10 passos, sem precisar ir a uma agência.

Como acessar o Meu INSS?

Em resumo, você pode acessar a plataforma da Previdência Social, “Meu INSS”, pelo site oficial (meu.inss.gov.br) ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS.

Em seguida, use seu CPF e senha cadastrados na plataforma gov.br. Caso não tenha cadastro, crie um no próprio site para acessar os serviços.

CLIQUE AQUI e veja diversas outras informações sobre o INSS.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Aplicativo oficial do INSS (Reprodução: Internet)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Taís Araújo, criadora de conteúdo sobre TV, famosos, futebol e cultura pop.Estudante de Engenharia de Produção Civil pelo IFCE, Taís Araújo faz parte da equipe do TV Foco desde 2023. Apaixonada por comunicação, redes sociais e tudo que envolve o universo dos famosos, acompanha de perto os bastidores da TV, curiosidades sobre celebridades e grandes acontecimentos do mundo do futebol.Com olhar atento e linguagem acessível, produz conteúdos que conectam informação e entretenimento, com foco em tendências, viralizações e cultura digital.📩 Contato profissional: taisaraujow@gmail.com

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.