Lei em vigor em 2025 do INSS crava aposentadoria aos 55 anos https://tvfoco.uai.com.br/lei-em-vigor-em-2025-do-inss-crava-aposentadoria-aos-55-anos O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Sat, 27 Sep 2025 02:00:00 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ Lei em vigor em 2025 do INSS crava aposentadoria aos 55 anos em apenas 10 passos simples hoje (17) https://tvfoco.uai.com.br/lei-em-vigor-em-2025-do-inss-crava-aposentadoria-aos-55-anos/ Sat, 18 Jan 2025 00:38:35 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=2322492 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Lei do INSS em vigor libera aposentadoria aos 55 a milhares - (Foto: Reprodução / Internet)
Lei do INSS em vigor libera aposentadoria aos 55 a milhares - (Foto: Reprodução / Internet)
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Veja como garantir hoje mesmo (17) aposentadoria do INSS aos 55 anos em poucos passos

Brasileiros com idade igual ou superior a 55 anos podem garantir a tão sonhada aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em apenas 10 passos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme apurado pelo TV FOCO, desde a Reforma da Previdência de 2019, mudanças significativas foram cravadas nas modalidades de aposentadoria do INSS.

Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre a aposentadoria especial a partir dos 55 anos. Trata-se do benefício concedido a quem trabalha em condições insalubres e prejudiciais à saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aposentadoria especial do INSS

Essa modalidade de aposentadoria é voltada para trabalhadores que estão expostos a agentes nocivos à saúde, como calor excessivo, ruído intenso ou substâncias tóxicas.

Conforme o ‘UOL’, a lei em vigor no INSS garante a possibilidade de se aposentar a partir dos 55 anos considerando os riscos à saúde causados pelo ambiente de trabalho.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

De acordo com o Governo, o objetivo é proporcionar uma compensação justa para quem enfrenta condições de trabalho prejudiciais, garantindo proteção social de maneira eficaz.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Regra do INSS em vigor garante aposentadoria especial aos 55 – (Foto: Reprodução / Internet)

Novas regas para garantir o benefício

Após a Reforma da Previdência de 2019, a modalidade de aposentadoria tem como critério idade mínima, a partir dos 55 anos, e tempo de contribuição e exposição, a partir de 15 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja:

  • 55 anos para atividades de alto risco (15 anos de exposição);
  • 58 anos para atividades de médio risco (20 anos de exposição);
  • 60 anos para atividades de baixo risco (25 anos de exposição).

Além disso, há a necessidade de apresentar documentos que comprovem a exposição permanente a agentes nocivos à saúde para ter direito à aposentadoria especial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os documentos necessários estão:

  • o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP); e
  • o Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT).

Diversas profissões podem se enquadrar na modalidade, como mineradores, trabalhadores da construção civil, entre outras, desde que comprovada a exposição a agentes nocivos à saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

10 passos para solicitar o benefício

De acordo com o ‘G1’, não é mais necessário ir a uma agência do INSS para solicitar a aposentadoria. Basta confirmar se preenche todos os requisitos e usar o app Meu INSS.

O primeiro passo para entrar com o pedido é acessar o site ou o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Veja os 10 passos para solicitar o benefício de casa:

  1. Acesse a sua conta gov.br;
  2. Clique na opção “Novo Pedido”;
  3. Siga para “Aposentadorias e CTC e Pecúlio”;
  4. Escolha o tipo de aposentadoria pretendida;
  5. Informe os dados do requerente;
  6. Confirme as informações sobre a aposentadoria;
  7. Responda às perguntas e anexe os documentos exigidos (esses dados serão usados para analisar o direito ao benefício);
  8. Confira se os campos obrigatórios foram respondidos;
  9. Confira os períodos trabalhados ou contribuídos que estão no sistema do INSS;
  10. Leia a declaração e clique em “Confirmar”.
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Previdência Social do INSS (Foto: Reprodução -Vestibulando/Web)

Após seguir esses passos, o pedido entrará em processo, e você poderá acompanhar o andamento diretamente pelo app. Assim, fique atento as atualizações do seu pedido.

Considerações finais

Aposentar-se pelo INSS aos 55 anos é possível para quem trabalha em condições insalubres, desde que cumpridos os requisitos estabelecidos pela Reforma da Previdência de 2019.

Basta comprovar exposição a agentes nocivos com documentos como o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e o Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT).

Em suma, o pedido pode acabar sendo feito de forma simples pelo app Meu INSS, seguindo 10 passos, sem precisar ir a uma agência.

Como acessar o Meu INSS?

Em resumo, você pode acessar a plataforma da Previdência Social, “Meu INSS”, pelo site oficial (meu.inss.gov.br) ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS.

Em seguida, use seu CPF e senha cadastrados na plataforma gov.br. Caso não tenha cadastro, crie um no próprio site para acessar os serviços.

CLIQUE AQUI e veja diversas outras informações sobre o INSS.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Aplicativo oficial do INSS (Reprodução: Internet)

The post Lei em vigor em 2025 do INSS crava aposentadoria aos 55 anos em apenas 10 passos simples hoje (17) appeared first on TV Foco.

]]>