Adeus, direito de dirigir: Lei de trânsito em vigor traz multa imperdoável, adeus da CNH e alerta aos 60+

Todos os motoristas precisam ficar atentos com uma lei de trânsito que está em vigor para não correr o risco de perder a CNH
Os motoristas, principalmente os 60+, precisam ficar por dentro dessa infração que suspende na hora a CNH e o direito de dirigir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque consideram algo gravíssimo e que colocam muitas pessoas em risco, por isso as pessoas devem ao máximo evitar isso.
O time do TV Foco especializado em Trânsito, a partir de informações do portal ‘Auto Esporte’, traz à tona a lei de ultrapassagens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Há muitos locais, principalmente nas estradas, em que ultrapassar o veículo a sua frente é proibido e muito perigoso.
Ultrapassagem proibida é a principal causa de acidentes
- Nas estradas, muitas delas contam com apenas uma mão para ir e outra para voltar, fazendo com que os motoristas tenham que ultrapassar na contramão;
- Porém, há diversos pontos em que essas ultrapassagens são proibidas, mas mesmo assim os condutores ignoram o aviso das faixas;
- Só no ano de 2024, Polícia Rodoviária Federal registrou 272.955 destas infrações;
- Contabilizando as que resultaram em acidentes, 2.287 feridos e 363 óbitos, segundo os dados da PRF.
Perda do direito de dirigir
De acordo com o portal ‘Auto Esporte’, ultrapassagens arriscadas e no sentido oposto da via são passíveis de suspensão do direito de dirigir.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Caso a fiscalização flagre o motorista realizando essa manobra, o condutor precisa arcar com uma multa de R$2.934,70.
Além disso, perderão o direito de dirigir por até 12 meses, tomando pontos na CNH e se estourar o limite pode até mesmo perder o documento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A ultrapassagem indevida já é perigosa por si só. Quando associada à velocidade excessiva para conseguir realizar a manobra e não se tem sucesso, os efeitos são muito danosos”, explicou Jeferson Almeida, coordenador-geral de Segurança Viária da PRF.
Quando não pode ultrapassar?
Geralmente em estradas onde há uma mão para ir e outra para voltar, tem uma placa em que mostra a proibição de ultrapassagens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, as faixas no asfalto também indicam os momentos em que os motoristas podem ou não realizar ultrapassagens.
Quanto a faixa é tracejada, significa que naquele local os motoristas podem ultrapassar, seja não mesma mão ou invadindo a pista contrária.
Agora, em caso de faixa contínua, não pode realizar essa manobra, se tornando ainda mais perigosa se invadir a contramão.

Proibido ultrapassagem em faixa continua (Reprodução: Internet)

Pode ultrapassar somente se do seu lado da estrada tem a faixa tracejada (Reprodução: Internet)

A regra também vale para avenidas de sentido único (Reprodução: Internet)
Conclusões finais
Os motoristas flagrados realizando ultrapassagens proibidas arcarão com uma multa pesada e até mesmo perder o direito de dirigir.
Isso porque são perigosas e colocam a vida de todos ao redor em perigo ao realizarem essa manobra.
Veja mais matérias sobre a CNH
Qual a punição para quem dirige sem habilitação?
O artigo 309 do CTB ressalta que dirigir sem habilitação gera uma multa e até mesmo pode resultar em detenção de seis meses até um ano.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br
