‘Fim’ da CNH antecipado e mudança nos vidros dos carros: Nova lei de trânsito impacta os motoristas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

19/04/2024 12h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
CNH / Fila de carros - Montagem TVFOCO

Com ‘fim’ da CNH antecipado, a nova legislação tem impactado os motoristas do Brasil

Nesta sexta-feira (19), o TV Foco traz como destaque o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que passou por algumas mudanças importantes. Elas incluem informações sobre a CNH e até mesmo o uso de insulfilm nos veículos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante até mesmo dos motoristas impactados com tais mudanças, que dão conta do ‘fim’ da CNH antecipado e mudança nos vidros dos carros.

Bom, segundo informações do portal Jornal do Carro, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu novas leis para o uso de insulfilm em veículos em 2023. Com a resolução 960/2022, o órgão atualizou o percentual mínimo de luz exigido para atravessar a película.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, atualmente é de 70%, independentemente da cor do material. Antes era de 75%. A regra serve para as principais áreas que fazem parte da visão do motorista. Como, por exemplo, o para-brisas. Já no caso dos vidros traseiros, o mínimo permitido continua de 28%.

E não para por aí. Também está proibido manter películas que estejam com bolhas. Em relação a CNH, também tiveram mudanças. A renovação da Carteira Nacional de Habilitação volta a ser de 30 dias após do vencimento. A prorrogação excepcional dos prazos foi feita logo no início de quarentena da pandemia de Covid-19, em 2020.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Outra mudança que podemos destacar foi o tempo de validade da CNH com base na idade do condutor. Dessa forma, condutores de até 49 anos tem o documento válido por 10 anos. Já quem está na faixa dos 50 a 69 anos, precisa renovar a CNH em apenas 5 anos. Além disso, o prazo para motoristas com 70 anos ou mais é de 3 anos.

Por fim, o uso do farol baixo durante o dia nas estradas não é mais obrigatório, apenas para rodovias de pista simples. No caso dos motoristas que possuem veículos com DRL (luz diurna), não é necessário ligar o farol baixo em qualquer situação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como tirar a Carteira Nacional de Habilitação?

A seguir, confira qual é o passo a passo caso você deseje tirar a sua CNH:

  1. Inscrição para tirar a CNH.
  2. Exames psicológicos (psicotécnico) e de aptidão física e mental (médico)
  3. Curso Teórico Técnico.
  4. Prova de Legislação é uma das etapas necessárias para tirar a CNH.
  5. Curso de prática veicular.
  6. Exame de Direção Veicular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.