Aprovada e em VIGOR: Nova lei do INSS define a IDADE MÍNIMA para os brasileiros se aposentarem em 2024

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

25/12/2023 9h14

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
INSS - Foto: Internet

Saiba todos os detalhes sobre a idade mínima para brasileiros se aposentarem pelo INSS em 2024

Antes de mais nada, para quem não sabe, o INSS, se trata, em suma, de uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, é muito importante que todos saibam da nova lei do INSS que define a idade mínima para os brasileiros se aposentarem em 2024.

Sem mais delongas, vamos direto ao assunto. As informações são do portal FDR.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme o que foi divulgado pela fonte, para o ano de 2024, a idade mínima para a aposentadoria é um fator decisivo. Afinal, para quem não sabe, existem diversas modalidades de aposentadoria, sendo a por idade a principal, concedida quando o trabalhador atinge o tempo de vida necessário para se afastar de suas funções.

Qual a idade mínima para se aposentar?

Como todos sabem, antes era necessário atingir 60 anos com um mínimo de 15 anos de contribuição. No entanto, desde 2023, a idade mínima passou para 63 anos, ainda com o requisito de 15 anos de contribuição.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Assim, é necessário a comprovação de uma condição médica que impossibilite o trabalho. Além disso, é necessário ter 12 meses de contribuição antes de solicitar o benefício.

E para quem não sabe, as mulheres têm isenção da carência se a enfermidade estiver relacionada ao ambiente de trabalho ou se apresentarem uma condição médica grave e específica e irreversível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a nova lei, com a aposentadoria por idade, o direito a esta modalidade é adquirido por homens com 65 anos de idade e 15 anos de contribuição. No caso das mulheres, é preciso ter, pelo menos, 62 anos e seis meses de idade, e 15 anos de contribuição.

Além disso, o tempo mínimo de contribuição também sofre variações para quem entrou no Regime Geral da Previdência Social, ou seja, trabalhadores da iniciativa privada, após o dia 12 de novembro de 2019.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No que se trata dessas pessoas, a idade mínima é de 65 anos para homens e 62 para mulheres, com 20 anos de contribuição para ambos.

Thumbnail Video Youtube

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.