Tudo o que você precisa saber sobre a nova lei que determina que operadores baixem bloqueio em lista de celulares, confirmada por Bonner no Jornal Nacional
Durante o Jornal Nacional, da Globo, exibido no último dia 07/04/2025, o ancora William Bonner acabou paralisando a atração com uma nova lei que obrigada operadoras como Claro, Vivo e Tim a baixarem bloqueio em lista de celulares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, para melhor entender sobre o assunto, na ocasião, Bonner acabou noticiando que compradores de celulares roubados passam a receber mensagem de advertência nos aparelhos, com o programa Celular Seguro.
Assim, a mensagem informa que existe um alerta por roubo, furto ou extravio no IMEI, e pede que o usuário acesse o site do Celular Seguro para saber como regularizar a situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, Bonner disse: “O programa Celular Seguro começou nesta segunda-feira (7) a usar uma ferramenta nova de proteção contra ladrões. Quando o aparelho roubado é religado, ele recebe uma mensagem de alerta”, disse.
E então seguiu completando: “Nesta segunda-feira (7) à tarde, o Ministério da Justiça enviou mais de mil mensagens para celulares com restrições”, disse.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A mensagem informa que existe um alerta por roubo, furto ou extravio no IMEI, a identidade no aparelho. Assim, pede que o usuário acesse o site do Celular Seguro para saber como regularizar a situação”, pontuou.
ENTENDA
Por meio de um comunicado, o Ministério da Justiça informa ainda que “o comparecimento espontâneo poderá evitar a abertura de inquérito policial para recuperar o celular e apurar eventuais crimes”, disse. A medida, portanto, vem com o principal objetivo de combater o comércio de celulares roubados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O objetivo principal é, além de recuperar o celular roubado, descobrir e combater quem vende, quem comercializa este tipo de aparelho. Pois essas pessoas estão fomentando o crime de um lado, e do outro lado criando novas vítimas que são pessoas de boa fé. É muito importante que o consumidor, quando for adquirir um aparelho celular usado, ele exija uma nota fiscal, que ele observe bem a loja que ele está comprando, a pessoa que ele está comprando esse aparelho”, afirma Manoel Carlos de Almeida Neto, secretário-executivo do Ministério da Justiça.
O QUE É O PROGRAMA CELULAR SEGURO?
O programa do governo Celular Seguro consiste numa iniciativa para incentivar a segurança digital dos dispositivos móveis, proporcionando assistência e serviços de proteção aos cidadãos. Ele oferece suporte técnico, recursos antivírus e orientação para evitar fraudes, contribuindo para reduzir riscos e promover a cidadania digital no país de forma eficaz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.
