O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sancionou uma lei que atingiu em cheio os shoppings do estado. Confira todos os detalhes
São Paulo, sem dúvidas, é um dos principais estados brasileiros quando o assunto são os shoppings. Inclusive, recentemente, o governador de SP, Tarcísio de Freitas, sancionou uma nova lei, que já está em vigor, e atingiu todos os grandes centros comerciais da unidade federativa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida surpreendeu empresários e consumidores, principalmente aqueles que costumam frequentar pet shops dentro dos shoppings. A seguir, confira todos os detalhes e entenda o que gerou a proibição e a nova obrigação nos estabelecimentos comerciais no estado.
Lei em vigor muda regras para os pets nos shoppings
De acordo com as informações divulgadas pelo G1, a nova determinação, sancionada por Tarcísio de Freitas em julho de 2024, é a Lei nº 17.972/2024, que estabelece novas regras para a comercialização de animais de estimação em todo o estado de São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme o texto, ficou sendo proibida a exposição de cães e gatos em vitrines fechadas ou ambientes considerados estressantes, algo que era bastante comum em lojas localizadas dentro de shoppings.
A mudança visa garantir o bem-estar do animal e reduzir situações de estresse e sofrimento causadas pelo confinamento em espaços pequenos e com muita movimentação de pessoas. Agora, os estabelecimentos precisam adotar novas práticas para continuar comercializando os pets de forma regular.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nova obrigação para quem vende animais
Além da proibição, a lei trouxe também uma obrigação importante. Assim, os filhotes só poderão ser vendidos se estiverem castrados até os quatro meses de vida (120 dias). A única exceção é para os cães de trabalho, como os utilizados em forças de segurança ou em tarefas específicas.
Para que um animal possa ser colocado à venda, o pet shop deve garantir que ele esteja examinado, vacinado, microchipado, registrado e acompanhado de um laudo médico veterinário. Dessa forma, a comercialização agora exige uma série de cuidados e comprovações para evitar irregularidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Impacto nos shoppings de São Paulo
A lei atingiu em cheio os shoppings porque muitos deles abrigam unidades de pet shops que vendem filhotes de cães e gatos. Mas, com as novas regras, esses estabelecimentos precisaram se adaptar rapidamente para não correr o risco de descumprir a lei e sofrer penalidades.
Na prática, desde a publicação da lei, em julho de 2024, as lojas precisaram ter que mudar o formato de exposição dos bichinhos e adequar o espaço para garantir o conforto e a segurança deles. Além disso, todo o processo de venda precisa seguir os novos padrões exigidos pela legislação desde então.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o maior shopping do Brasil?
Em suma, o maior shopping do Brasil e da América Latina é o Leste Aricanduva, segundo o portal Wikipédia. Ele está localizado na Av. Aricanduva, 5.555, na Zona Leste da cidade de São Paulo. Com uma área bruta locável (ABL) de 263.271 m². O shopping oferece uma vasta gama de lojas, serviços e opções de entretenimento.
Por fim, CLIQUE AQUI e confira tudo sobre os shoppings em São Paulo e no Brasil.