Nova lei sobre aposentadoria especial é aprovada e você precisa saber se tem direito com novas regras

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

15/05/2023 17h24

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Novidade sobre aposentadoria especial foi divulgada (Foto: Reprodução/Câmara Municipal de Extrema)

O Senado aprovou um projeto de lei que determina os graus de periculosidade de determinadas profissões e suas aposentadorias

Uma novidade envolvendo a aposentadoria acaba de ser decidida. O Senado aprovou um projeto de lei que amplia o direito à aposentadoria especial, contemplada por periculosidade, que ofereça risco à saúde ou à integridade física. A decisão ocorreu na última quarta-feira (10).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão foi aprovada por 66 a 0 e segue para a Câmara dos Deputados. O projeto define agora características de periculosidade e o texto inclui guardas municipais, pessoas que fazem serviço de vigilância, pilotos, copilotos, comissários de bordo e profissionais que atuam em estações, subestações e na manutenção do sistema de energia elétrica entre as profissões com este direito.

Existe também uma novidade a para quem trabalha com mineração de subsolo ou de rampa de superfície, ou trabalhadores com exposição a amianto e asbestos. Um benefício pagará o trabalhador dependendo de sua permanência na atividade a um período maior do que o limite exigido para a aposentadoria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Senado aprovou projeto de lei sobre aposentadoria especial (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Senado aprovou projeto de lei sobre aposentadoria especial (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

MUDANÇAS

Essa votação estava pendente desde 2019, com a reforma da Previdência. Para quem estava em uma profissão com risco à saúde ou à integridade física antes de 13 de novembro de 2019 foi mantido o cálculo de pontuação. Depois dessa data, a aposentadoria ocorre pelo tempo de permanência mínima nesta atividade, que varia de 15 a 25 anos, dependendo do risco do ofício.

O QUE O SENADO APROVOU?

Houve a aprovação de um texto no Senado que determina as periculosidades que caracterizam a aposentadoria especial. Isso inclui algumas profissões de risco, em que o trabalhador tenha contato diretamente com agentes nocivos químicos, físicos e biológicos. O texto inclui como única profissão de alto risco o trabalho em mineração de subsolo.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Mineração em subsolo é o trabalho mais perigoso de acordo com o Senado (Foto: Reprodução/Revista MT)

Mineração em subsolo é o trabalho mais perigoso de acordo com o Senado (Foto: Reprodução/Revista MT)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.