Não é só atestado: Lei trabalhista em vigor em 2025 traz +11 tipos de faltas que não descontam salário de CLTs

Saiba tudo sobre 11 tipos de faltas que não descontam salário de CLTs, com uma lei trabalhista em vigor em 2025
Muitos trabalhadores CLT precisam se ausentar do seu trabalho em alguns momentos por vários motivos, mas sempre há o receio de ter um prejuízo no salário. Sabendo disso, você irá conhecer 11 tipos de faltas que não descontam no seu pagamento, com uma lei trabalhista em vigor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações são do portal Pontotel, que divulgou a notícia na última quinta-feira (23). Agora, o time de especialistas no TV Foco traz os detalhes. Tudo de acordo com o informado pelo portal. Além disso, com a sua própria redação.

Desse modo, o artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi estabelecido para garantir alguns direitos relacionados às faltas para os trabalhadores, salvando o bolso da população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, há uma série de casos em que você pode se ausentar sem ter um valor descontado no seu salário. No entanto, é importante lembrar que as faltas devem ser justificadas por atestado. Confira a lista dos tipos:
- cumprimento de serviço militar;
- vestibular;
- comparecimento em juízo;
- afastamento para apuração de inquérito judicial grave;
- representação sindical;
- realização de exames preventivos de câncer;
- convocação para compor grupo de jurados em Tribunal do Júri;
- convocação para serviço eleitoral;
- greves sindicais;
- licença remunerada;
- férias.

Além disso, vale citar que todas as situações acima precisam ser comprovadas. Portanto, por meio de declaração ou atestado de comparecimento, o trabalhador pode comprovar a veracidade do seu pedido de afastamento, apresentando os locais em que esteve presente.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Clique aqui para saber mais a respeito de leis trabalhistas e notícias relacionadas aos CLTs.
É possível ser demitido por justa causa mesmo com as faltas justificadas?
De acordo com a mesma fonte, se as suas faltas forem justificadas não é possível sofrer demissão por justa causa, o que é uma ótima notícia. Entretanto, o atestado em questão deve ser verdadeiro e estar relacionado às causas mencionadas no artigo 473 da CLT.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conclusões finais
Por fim, é bastante importante que você saiba sobre os seus direitos e deveres como um trabalhador CLT. Assim, você fica ainda mais seguro e não corre o risco de perder certos benefícios, com o governo sempre disposto a ajudar os brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Rafael Silva
Rafael Silva, 31 anos, é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Potiguar. Apaixonado por escrita e leitura desde a juventude, encontrou no jornalismo de entretenimento sua verdadeira vocação. Atua como Redator Web, acompanhando diariamente a vida de famosos e celebridades por meio das redes sociais, com foco na produção de matérias informativas e pautadas no respeito. Seu trabalho se destaca pela busca constante por apuração cuidadosa e compromisso com a veracidade dos fatos. Contato: lucas.rafael@otvfoco.com.br