Lei trabalhista comunica o que pode suspender benefícios

Sem VA, VR ou plano de saúde: Lei trabalhista comunica o que pode suspender os 3 benefícios

Lei trabalhista faz comunicado e alerta sobre situações que podem suspender benefícios de funcionários. CLTs devem ficar atentos.

01/01/2026 23h15

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Lei trabalhista esclarece situações que podem levar à suspensão de três benefícios de funcionários. (Foto: Divulgação)

Graças a essa lei trabalhista, os trabalhadores podem ficar sem Vale-Alimentação (VA), Vale-Refeição (VR) e plano de saúde em 2026

Algumas empresas para atrair CLTs oferecem um pacotão de benefícios que não são previstos na nossa lei trabalhista. Eles existem para fazer com que bons funcionários se interessem pela empresa. Mas, há situações que eles podem ser suspensos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por exemplo, há empresas que oferecem em seus pacotes de benefícios o VA, VR, Plano de Saúde e muitos outros só para ser atrativo. A nossa lei trabalhista permite que isso ocorra, pois, o que vale é a empresa atender ao menos o mínimo.

Isso implica dizer que o que puder fazer a mais, é excelente. Mas, pode ocorrer desses benefícios serem suspensos. Mas, calma que para ocorrer precisa ocorrer acordo entre as partes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que a lei trabalhista diz sobre essa suspensão?

Ela destaca que a suspensão de benefícios jamais pode trazer prejuízos ao funcionário. Além disso, afirma que essa suspensão de benefícios não pode ser de forma unilateral.

Em resumo, a empresa não pode simplesmente decidir que irá acabar com os benefícios e pronto. O que pode ocorrer é a empresa se juntar aos funcionários e suspender. E geralmente precisa de um motivo.

Por exemplo, em caso de crises financeiras ou benefícios não previstos em contrato, a empresa pode negociar a alteração ou suspensão de benefícios. Dessa maneira, tudo a partir de um acordo.

Além disso, os únicos casos que não pode existir suspensão é quando são benefícios garantidos por lei, como vale-transporte, férias, 13° salário, auxílio-doença.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os demais, por se tratarem de algo a mais da empresa, podem sofrer suspensão dependendo da situação. Além disso, quando é por conta de crise, depois de um tempo volta a funcionar.

Veja em resumo os casos que podem ocasionar na suspensão dos benefícios:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Crises financeiras;
  • Reestruturações empresariais;
  • Negociação com sindicato;
  • Suspensão do contrato de trabalho;
  • Mudanças no acordo coletivo;
  • Fraudes ou uso inadequado dos benefícios.

Quais principais benefícios dos CLTs?

Além disso, os CLTs têm benefícios específicos como já mencionados. Sendo assim, é bom saber sobre os principais:

  • Férias Remuneradas + 1/3: Direito a 30 dias de descanso após 12 meses de trabalho, acrescidos de um terço do salário.
  • 13º Salário: Gratificação natalina paga anualmente.
  • FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço): Depósito mensal de 8% do salário em conta vinculada, garantindo uma reserva financeira.
  • Seguro-Desemprego: Assistência financeira temporária em caso de demissão sem justa causa.
  • INSS: Contribuição obrigatória que garante acesso à aposentadoria, auxílio-doença, licença-maternidade e outros benefícios previdenciários.
  • Vale-Transporte: Auxílio obrigatório para deslocamento casa-trabalho.

ALÉM DISSO, VEJA TAMBÉM ESSA NOTÍCIA SOBRE LEI TRABALHISTA

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.