Lei trabalhista confirma menos de 1h de almoço para lista de CLTs https://tvfoco.uai.com.br/lei-trabalhista-confirma-menos-de-1h-de-almoco-para-lista-de-clts O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Thu, 08 Jan 2026 07:00:00 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.25 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ Lei trabalhista confirma menos de 1h de almoço para lista de CLTs em 2026 https://tvfoco.uai.com.br/lei-trabalhista-confirma-menos-de-1h-de-almoco-para-lista-de-clts/ Mon, 29 Dec 2025 18:45:00 +0000 https://tvfoco.uai.com.br/?p=2530403 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Lei trabalhista - (Reprodução: Montagem TV Foco)
Lei trabalhista traz quem só pode 15 minutos de almoço (Reprodução: Montagem TV Foco)

Tudo sobre a lei trabalhista que chega possibilitando menos de 1 hora de almoço a lista de CLTs em 2026

Mesmo que o nome até mesmo chegue a assustar, a verdade é que as leis trabalhistas acabam sendo vitais na vida de qualquer empregador e trabalhador. Em suma, ela chega para garantir os direitos e deveres de todos, promovendo relações justas no ambiente de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em síntese, essas leis asseguram salários justos, carga horária adequada, férias e condições seguras. Além disso, evitam exploração e promovem equilíbrio entre capital e trabalho.

Bom, assim, diante de tudo isso, o artigo 71 da CLT, deixa claro que ter um horário para o almoço é um direito de todos os profissionais com jornada maior que 4 horas diárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, de acordo com informações do portal Solides, para aqueles CLTs com jornadas superiores a 6 horas por dias, a lei determina que o intervalo de almoço deve ser no mínimo 1 hora e no máximo 2 horas. Mas, você sabia que existe uma lista de CLTs que tem direito a menos de 1 hora por dia para almoçar?

Para os trabalhadores que trabalham de 4 e 6 horas diárias, a CLT determina uma pausa de refeição de 15 minutos.

Assim, em resumo, a lei prevê um intervalo obrigatório de 15 minutos para descanso e alimentação, pois a jornada ultrapassa as 4 horas, mas não excede as 6 horas.

Por fim, vale falar ainda que esse tempo não é computado na jornada, não é pago como hora extra, e deve ser concedido preferencialmente entre a 3ª e 6ª hora de trabalho, mas a empresa pode dar mais tempo se quiser.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais são as principais leis trabalhistas?

A seguir, confira uma lista com as principais leis trabalhistas:

  • Vale-transporte;
  • Vale-alimentação;
  • Licença-maternidade;
  • Férias remuneradas;
  • Demissão por justa causa;
  • Hora extra.
  • ⁠Aviso prévio.

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

The post Lei trabalhista confirma menos de 1h de almoço para lista de CLTs em 2026 appeared first on TV Foco.

]]>