Lei trabalhista em vigor dá direito a +1 folga extra aos CLTs que fizeram isso

Trabalhadores de carteira assinada que fizerem isso poderão garantir uma folga extra todos os anos, de acordo com a CLT
No Brasil, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é a norma que regulamenta todos os direitos e deveres nas relações de trabalho e todos os trabalhadores devem se atentar a essas regras. Aliás, por falar em direitos, todo empregado que tiver uma atitude pode garantir uma folga extra todo ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, que atitude será essa? Trata-se da doação de sangue. De acordo com a lei trabalhista em vigor desde 1943, o trabalhador que por motivo de doação voluntária poderá faltar ao serviço. Dessa forma, desde que devidamente comprovado, sem que a empresa desconte qualquer valor do salário.
Segundo a norma, o abono, ou seja, a garantia da folga sem o prejuízo salarial, ocorre mediante a comprovação da doação. Assim, cabe ao trabalhador, no momento da ação solidaria, solicitar no local algum comprovante que possa atestar sua atitude para poder apresentar no trabalho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como funciona essa folga?
Bom, para os CLTs que doam sangue todos os anos e ainda não sabem, anualmente ele pode garantir essa folga extra. Isso porque, segundo a lei, essa liberação do trabalho só pode ocorrer a cada doze meses. Dessa forma, o trabalhador deve se programar direitinho sempre que for fazer a doação.
Além disso, estados como o Ceará, por exemplo, possuem regras internas que garantem ainda mais vantagens aos trabalhadores que são doadores regulares. De acordo com a Lei Estadual nº 13.249/2002, esses CLTs podem usufruir diversos direitos, como por exemplo pagamento de meia-entrada em:
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
- museus;
- teatros;
- estádios;
- cinemas;
- zoológicos;
- parques;
- entre outros.
Como garantir esse direito no Ceará?
Em suma, desde que o local seja mantido pelas Entidades e Órgãos da Adm. Pública Direta e Indireta do Ceará, o trabalhador poderá contar com esse direito. Ademais, para acessar a vantagem, basta o doador estar registrado no Hemoce e solicitar um documento oficial enviado pela Secretaria da Saúde do estado.
Como posso ser um doador de sangue?
Para participar desse ato de solidariedade, o processo é rápido e organizado. Primeiro, é importante conferir se você está dentro dos requisitos básicos como ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg e ter descansado bem nas últimas 24 horas, com pelo menos 6 horas de sono.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Depois disso, basta procurar um hemocentro ou unidade de coleta, levando um documento oficial com foto. Lá, você passará por uma triagem, que nada mais é do que uma avaliação de saúde para garantir que a doação será segura tanto para você quanto para quem vai receber o sangue.
Dessa forma, se tudo estiver certo, é só seguir para a doação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, CLIQUE AQUI e confira tudo sobre os direitos dos trabalhadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelly Araújo
Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br