Lei trabalhista em vigor garante jornada de 30 horas para CLTs

Nada de 44 horas por semana: Lei trabalhista em vigor garante jornada de 30 horas para lista de CLTs

Graças a essa lei trabalhista em vigor, essa lista de CLTs não precisam se preocupar com jornada de 44 horas e sim uma de 30 horas

14/12/2025 18h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
A jornada de trabalho dos CLTs (Foto: Divulgação)

Com jornada padrão de 44 horas semanais, essa lei trabalhista confirma que essa lista de CLTs precisam de uma jornada de apenas 30 horas

A jornada padrão no Brasil é a de 44 horas semanais por conta da escala 6×1. Então, as pessoas trabalham de segunda a sexta fazendo 8 horas e no sábado fazem mais 4 para fechar a semana dos CLTs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, a nossa lei trabalhista permite que empresas pratiquem outros modelos. Podemos citar a jornada de 30 horas. Geralmente é praticada por concursados e algumas empresas específicas.

Em resumo, essas pessoas trabalham de segunda à sexta, cumprindo a carga de 6 horas diárias, totalizando 30 horas na semana. E geralmente o horário de pausa é de 15 minutos para almoçar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais CLTs seguem essa carga horária específica?

Conforme informações do site Sólides, há inúmeras profissões que seguem essa carga horária específica. Podemos citar, como exemplo, as profissões abaixo:

  • advogados (até 20 horas semanais);
  • agente comunitário de saúde (até 40 horas semanais);
  • atendentes de telemarketing (até 36 horas semanais);
  • bancários (até 36 horas semanais);
  • bombeiro civil (até 36 horas semanais);
  • estagiários (até 30 horas semanais);
  • jornalistas (até 30 horas semanais);
  • pilotos de aeronave (jornadas de 11, 14 ou 20 horas semanais);
  • radiologistas (até 24 horas semanais).

Além disso, vale destacar que é a lei n° 13.467, aprovada em novembro de 2017, que altera o artigo 58-A da CLT que defende essa carga horária de 30 horas por semana:

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

“Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda a trinta horas semanais, sem a possibilidade de horas suplementares semanais, ou, ainda, aquele cuja duração não exceda a vinte e seis horas semanais, com a possibilidade de acréscimo de até seis horas suplementares semanais”.

E o fim da escala 6×1?

Além disso, vale destacar que está em discussão o fim da escala 6×1. A ideia é que todo o país passa a seguir a escala 5×2 com uma jornada de 40 horas semanais. O intuito é permitir que os trabalhadores passem a ter mais momentos de lazer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na escala atual, muitos trabalhadores reclamam que não têm condições de conviver direito com a família por conta do cansaço. Então, a nova escala deve ajudar os CLTs.

Além disso, vale lembrar que já tem empresas aderindo à escala 5×2. Isso está gerando mais empregos e melhor qualidade de vida para esses trabalhadores. E pesquisas comprovam que trabalhadores rendem mais em escala reduzida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ALÉM DISSO, VEJA TAMBÉM ESSA NOTÍCIA SOBRE JORNADA DE TRABALHO

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.