Lei trabalhista em vigor traz +3 dias de folga a CLTs https://tvfoco.uai.com.br/lei-trabalhista-em-vigor-traz-3-dias-de-folga-a-clts O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Sun, 09 Nov 2025 23:30:00 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ Sem descontar no salário: Lei trabalhista em vigor traz +3 dias de folga a CLTs por 1 atitude comum https://tvfoco.uai.com.br/lei-trabalhista-em-vigor-traz-3-dias-de-folga-a-clts/ Sun, 16 Mar 2025 17:45:02 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=2353211 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Lei trabalhista crava folga além das férias a CLTs (Reprodução/Montagem TV Foco/Canva)
Lei trabalhista crava folga além das férias a CLTs (Reprodução/Montagem TV Foco/Canva)
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Lei trabalhista em vigor garante aos trabalhadores com carteira assinada um benefício que garante mais 3 dias de folga.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os empregados poderão usufruir de até três dias de folga sem que haja qualquer desconto no salário, por conta de uma atitude.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em leis trabalhista e das informações do Jusbrasil, detalha agora sobre a folga garantida pela licença gala (casamento) aos CLTs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Três dias de folga

A licença casamento, conhecida também como licença gala, é um direito trabalhista previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Lei em vigor garante 3 dias de folga aos CLTs (Reprodução: Montagem TV Foco)
Lei em vigor garante 3 dias de folga aos CLTs (Reprodução: Montagem TV Foco)

De acordo com o artigo 473, inciso II, da CLT, o empregado pode deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário por até três dias consecutivos em virtude de casamento.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Grande dúvida

Uma dúvida comum que surge é sobre a contagem desses dias: seriam três dias úteis ou três dias corridos? A legislação não especifica se os dias devem ser úteis ou corridos, deixando margem para interpretações.

No entanto, a prática mais adotada é considerar os dias em que o empregado estaria normalmente trabalhando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por exemplo, se o casamento ocorre em um sábado e o funcionário trabalha de segunda a sexta-feira, a licença começaria na segunda-feira seguinte, totalizando três dias úteis de afastamento.

Licença casamento (Foto: Reprodução)
Licença casamento (Foto: Reprodução)

Atenção

Além disso, é importante destacar que o empregado e o empregador podem usufruir da licença antes ou após a data do casamento, desde que haja acordo entre ambos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A CLT menciona que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço em virtude de casamento, sem especificar se a ausência deve ocorrer no dia do evento ou em dias anteriores.

Dessa forma, a flexibilidade é permitida para atender às necessidades de cada situação.

Principais aspectos sobre a licença casamento:

  • Duração: Três dias consecutivos de afastamento remunerado.
  • Início da contagem: Contudo, a partir do dia do casamento, podendo ser antes ou após a cerimônia, conforme acordo entre as partes.
  • Dias considerados: Porém, geralmente os dias em que o empregado estaria trabalhando, excluindo-se sábados e domingos, a menos que haja expediente nesses dias.
  • Convenções coletivas: Por fim, podem oferecer condições mais favoráveis, como aumento no número de dias de licença.

Qual é a diferença entre CLT e PJ?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) rege a relação entre empregador e empregado no Brasil, garantindo direitos como férias, 13º salário e FGTS.

CLT
CLT (Foto: Divulgação)

No entanto, a contratação como Pessoa Jurídica (PJ) envolve a prestação de serviços por meio de uma empresa, sem vínculo empregatício, e o profissional é responsável por seus próprios impostos e benefícios.

CONCLUSÃO 

Por fim, a licença casamento é um direito assegurado pela CLT, garantindo ao trabalhador três dias consecutivos de afastamento remunerado.

Porém, embora a lei não especifique se esses dias são úteis ou corridos, a interpretação predominante é de que se referem aos dias em que o empregado estaria trabalhando.

Contudo, recomenda-se que empregador e empregado verifiquem as particularidades do contrato de trabalho e eventuais acordos coletivos para assegurar o correto usufruto desse benefício.

Veja também matéria especial sobre: 60 dias de folga e salário em dobro: Decreto do governo com lei trabalhista faz CLTs soltarem fogos hoje.

The post Sem descontar no salário: Lei trabalhista em vigor traz +3 dias de folga a CLTs por 1 atitude comum appeared first on TV Foco.

]]>