Obrigatório aos CLTS: Lei trabalhista exige que faça isso se quiser tirar férias

Todos os CLTs que desejam tirar férias precisam de máxima atenção a essa nova exigência que acerta a todos graças a mudança da lei trabalhista
As férias são o período mais esperado na vida dos CLTs, afinal, depois de um ano de muito trabalho, chega o momento de sair 30 dias para descansar na paz e desfrutar de uns momentos de alegria. E a lei trabalhista garante isso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, o que poucos sabem, é que antes de tirar férias, é necessário cumprir uma obrigação. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) teve algumas atualizações e uma das exigências é de que se tenha comunicação antecipada.
Em resumo, as empresas tem que informar o período de férias do trabalhador com pelo menos 30 dias de antecedência. Além disso, tem que por escrito. E qual é a obrigação dos CLTs?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após ciência do comunicado, já se preparem para isso. Eles vão se organizar para sair e voltar no tempo estipulado pelo empregador.
Como lei trabalhista é positiva aos trabalhadores?
Basicamente, vai corrigir alguns problemas que os CLTs estavam tendo com as empresas. Antes, muitos estavam recebendo o comunicado de férias em cima da hora ou sem uma conversa prévia.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Então, eles nem se organizam direito e já estavam entrando de férias. Além disso, muitos estavam recebendo o período e não sabiam que estavam na época. Sendo assim, corrige essas distorções.
Essa alteração é vista como positiva aos empregados. Vale lembrar que algumas empresas são mais organizadas, por exemplo, já deixam o tempo de férias delimitado desde a contração do empregado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa maneira, quando está próximo, eles são comunicados previamente e costumam ter meses para se preparar. Contudo, a lei acerta empresas que descumprem o prazo e agora não farão mais.
E como ficou em relação ao tempo de férias?
Em relação a isso, seguiu o mesmo. O funcionário pode ficar 30 dias de férias ou então, fracionar. Então, o primeiro período precisa ser de no mínimo 14 dias e os demais ter 10 dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E não são mais aceitos períodos inferiores a uma semana. Além disso, o funcionário, se desejar, ainda pode vender 10 dias de férias. E esse é o padrão máximo aceito.
É comum alguns empregados venderem pois precisam de dinheiro e essa venda ajuda financeiramente. Mas, o conselho é sempre usufruir do período padrão que se tem direito. É um momento de descanso necessário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larisse Oliveira
Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br