Lei trabalhista em vigor libera férias extras a todos os trabalhadores que fizerem isso

Graças a essa lei trabalhista em vigor, os CLTs que fizerem isso não precisam se preocupar com as férias, afinal, vão ter direito
2 min de leitura
Alerta máximo a esses CLTs que querem mais férias (Foto: Divulgação)

Alerta máximo a esses CLTs que querem mais férias (Foto: Divulgação)

Graças a essa lei trabalhista, os trabalhadores que fizerem isso, conseguem uns dias a mais de férias e será excelente para descansar em 2026

Os trabalhadores têm tradicionalmente 30 dias de férias. Então, a cada 1 ano de trabalho, eles ganham esse período para descansar. Contudo, tem alternativas para terem acessos a mais dias de descanso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como, por exemplo, trabalhar durante o pleito eleitoral. Em 2026 temos as eleições federais e estaduais. E quem tirar o domingo para servir, poderá ganhar 2 dias de folgas extras do trabalho.

Os turnos das eleições se iniciam às 8h da manhã e só chegam ao fim por volta das 17h. Então, é literalmente todo o domingo envolvido nessa missão. Mas, após isso, ganha o direito ao descanso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que diz a lei trabalhista?

Se voluntariar para ser mesário das eleições, te garante, segundo a lei trabalhista vigente, 2 dias de descanso a cada dia de trabalho no processo eleitoral. Mas, você pode ter direito a mais.

Afinal, é necessário a conclusão do treinamento para cumprir a função de mesário, então, haverá a convocação de 1 dia, que dará direito a mais dois dias. Sendo assim, são férias extras.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E tem ainda um outro ponto interessante, que existir mais de um turno de eleições. Nesse caso, será possível garantir até 6 folgas no total. Então, é um bom negócio afinal.

Mas, claro, é necessário para garantir o benefício, que os trabalhadores se lembrem de apresentar ao empregador a Declaração de Trabalhos Eleitorais (DTE), disponível no portal da Justiça Eleitoral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nele, o empregador terá acesso às informações detalhadas sobre os dias trabalhados, funções desempenhadas e até mesmo treinamentos realizados.

Com ele, você poderá usufruir do benefício de dias de folga, que serão remunerados. Se achou interessante os benefícios, já pode se candidatar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E como faz para ser voluntário nas eleições?

Através do Canal Mesário, você irá preencher o que se pede e manifestar sua vontade de ser voluntário. Em caso de seleção, você será comunicado e a partir disso, é só aguardar para ser chamado.

Além disso, vale lembrar que toda eleitora ou eleitor com mais de 18 anos pode se candidatar, desde que esteja em situação regular perante a Justiça Eleitoral.

Para saber se está apto, pode fazer a consulta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após se inscrever para atuar como mesária ou mesário, a pessoa passa a fazer parte de uma lista.

ALÉM DISSO, VEJA TAMBÉM ESSA LEI TRABALHISTA

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile