Lei trabalhista permite jornada de trabalho menor a lista

Nada de 44h: Lei trabalhista permite jornada de trabalho menor a lista de trabalhadores

Essa lista de trabalhadores podem lidar com uma jornada de trabalho menor graças a essa lei em vigor e notícia chega com tudo aos CLTs

21/12/2025 20h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Alerta chega aos CLTs sobre jornada de trabalho (Foto: Divulgação)

Graças a essa lei trabalhista em vigor, será possível que esses trabalhadores tenham uma jornada de trabalho inferior as 44 horas padrão da escala 6×1

No Brasil, a jornada de trabalho principal é aquela em que os trabalhadores trabalham 6 dias na semana e descansam um. Isso segue a lei trabalhista que diz que os CLTs precisam cumprir 44 horas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na própria Consolidação das Leis Trabalhistas, no art 58, comenta sobre essa jornada:

“Art. 58. A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de oito (8) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, a mesma CLT garante que empresas podem exercer jornadas diferentes, desde que seja às 8 horas diárias. Claro, há seguimentos que atuam 12 horas, mas é porque trabalham na escala 14×14.

O que interessa é que de modo geral, a lei flexibiliza as jornadas e por isso permite que os trabalhadores façam menos horas. Por exemplo, tem gente já aderindo a escala 5×2 de forma voluntária.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Quem trabalha em jornada de trabalho menor?

O mais comum são bancários e concursados de modo geral. Tem muitos que trabalham só 30 horas e 5 dias por semana. Outros seguem a escala 3×4, mas com mais horas de trabalho.

Por exemplo, professores universitários em sua maioria trabalham apenas 3 dias na semana, mas, em compensação, eles tendem a trabalhar até 3 turnos por dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A lei permite essa flexibilização, sendo assim, caberá de cada empresa escolher o que deseja seguir. A única regra é que não coloque o trabalhador em jornadas exaustivas sem o devido descanso.

A flexibilização existe para que o trabalhador tenha uma melhor condição de vida e assim desfrute de mais tempo com a família e tenha lazer que não é possível na escala 6×1.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando a escala 6×1 chegará ao fim?

Conforme informações atuais, já está em discussão para o fim dessa escala e adoção da escala 5×2. Nela, a jornada de trabalho será de 40 horas semanais, com as mesmas 8 horas diárias.

Como está bem avançada no Congresso e há apoio do Governo Federal, todos esperam que ela seja aprovada já no ano seguinte. Claro, isso é apenas uma previsão, mas, todos lutam para que dê certo.

Para os trabalhadores será a chance de mais um dia de descanso. As empresas, restará enquadrar funções nos novos horários.

ALÉM DISSO, VEJA TAMBÉM ESSA NOTÍCIA SOBRE JORNADA DE TRABALHO

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.