“Não conseguirá sacar”: Lei trabalhista em vigor em 2025 libera corte no FGTS de CLTs mesmo sem justa causa

Legislação libera corte do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e atinge em cheio o benefício de milhares de trabalhadores; veja agora
Criado com a missão de garantir proteção ao trabalhador em caso de demissão sem justa causa, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) proporciona uma dinheiro extra a todos os CLTs.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por falar no benefício, uma lei trabalhista em vigor em 2025 libera corte no FGTS de CLTs mesmo sem justa causa. O time do TV FOCO traz à tona mais informações.
Lei trabalhista
Um dos pontos de direitos ao trabalhador com relação ao FGTS trata-se do saque-aniversário. O valor é referente a uma parcela do dinheiro depositado no fundo de garantia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por outro lado, também existe um percentual em valores que o empregado tende a adquirir caso seja demitido sem justa causa. Com isso, ele recebe cerca de 40% em multa em cima do valor depositado na conta que está vinculada a empresa.

Mas final, o que isso quer dizer?
Acontece que, muitas dúvidas surgem sobre “quem opta pelo saque-aniversário tem direito a multa do FGTS?”
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Em síntese, a resposta é não. Portanto, segundo o portal ‘pontotel’, quem optar pelo saque aniversário perde o direito ao saqui integral.
Isso significa que, “ao optar pela migração do saque rescisão pelo saque aniversário o trabalhador não perde o direito a receber a multa de 40%, porém, não conseguirá sacar o valor total da conta caso seja demitido sem justa causa.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, o direito não se perde, mas o trabalhador ficará impossibilitado de sacar o valor total a ser recebido.
Considerações finais
- Em suma, quem opta pelo saque-aniversário do FGTS não perde o direito à multa de 40%;
- Entretanto, caso seja demitido sem justa causa, o trabalhador não poderá sacar o valor total da conta;
- Mantém-se o direito à multa, mas há uma limitação para sacar o valor total da conta.
Por fim, confira mais notícia sobre o FGTS CLICANDO AQUI
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como solicitar o Saque Calamidade do FGTS?
O trabalhador pode solicitar o saque-calamidade do FGTS pelo aplicativo FGTS ou pelo site www.habitacaodigital.caixa.gov.br. Para solicitar o saque, é necessário:
- Acesse a opção “Meus Saques”
- Clique em “Outras Situações de Saques”
- Selecionar “Calamidade Pública”
- Informar o município de residência
- Escolha a forma de recebimento do FGTS
- Anexo dos documentos solicitados
- Confirmar solicitação.
Como dito, o Saque Calamidade do FGTS é uma medida emergencial que pode ajudar muitos trabalhadores a se reerguerem após desastres naturais. Assim, é fundamental seguir as etapas corretamente para garantir o auxílio de até R$ 6.000,00.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br