Se tornou obrigatória”: Lei de trânsito dos faróis em vigor traz proibição imperdoável a motoristas em 2025

Lei de trânsito em vigor traz proibição imperdoável com multa pesada a motoristas que desobedecerem; Saiba como ela vai funcionar também em 2025
Uma nova lei brasileira, em vigor desde abril de 2021, prevê a obrigação de se ter um item em todos os carros fabricados no país, válida também para este ano de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque “se tornou obrigatória“ a utilização das luzes de rodagem diurna (DRL) em todos os veículos novos fabricados no país.
A medida busca aumentar a segurança nas vias, especialmente durante o dia, para melhorar a visibilidade dos automóveis, evitando risco de colisões e acidentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, da data da lei em diante, nenhum carro pode sair da fábrica sem as luzes diurnas. Caso contrário, a falha será imperdoável.
Essas luzes, que podem ser de tecnologia LED ou lâmpadas halógenas, têm como características principais:
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
- Ligam automaticamente ao dar partida no motor.
- As luzes diurnas ficam acesas o tempo todo durante a condução.
A partir de informações do portal Auto Esporte, a equipe especializada em legislação do TV Foco irá detalhar o que de fato ela impõe e qual é a punição em caso de desobediência.

A importância da DRL
Especialistas garantem que as luzes diurnas aumentam significativamente a visibilidade dos veículos em diversas condições, como em dias nublados e até mesmo em túneis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O uso dessas luzes também dispensa a necessidade de manter os faróis baixos limitados durante o dia em rodovias.
MAS ATENÇÃO! Durante a noite, os DRLs não substituem os faróis baixos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo porque, o Código de Trânsito Brasileiro proíbe andar apenas com a luz diurna à noite.

Motoristas que fizerem isso serão multados e perderão pontos na carteira.
- Antes da lei: Para veículos fabricados antes da obrigatoriedade da DRL, ainda vigora a regra que determina o uso do farol baixo em rodovias de pista simples fora de áreas urbanas durante o dia. Essa norma foi quebrada em 2016, porém sofreu alterações nos anos seguintes.
O que as estatísticas mostram sobre a DRL?
- Estudos em diversos países mostram que as luzes diurnas reduzem bastante o número de batidas de frente e de lado, pois deixam os carros mais visíveis.
- No Brasil, espera-se que a nova medida reduza acidentes, um grave problema no trânsito.
- Além disso, essa nova regulamentação reforça o compromisso das autoridades com a segurança no trânsito, alinhando o Brasil às práticas já adotadas em diversos países ao redor do mundo.

Considerações finais:
Em suma, a partir de 2024, todos os carros novos no Brasil precisam ter luzes diurnas. Essa medida visa aumentar a segurança nas ruas, tornando os veículos mais visíveis. Motoristas que não cumprirem a lei estarão sujeitos a multas. Mas, para saber sobre mais leis, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.
