Lei trabalhista em vigor traz 4 atitudes que liberam a redução da carga horária de CLTs

Todos os CLTs precisam estar cientes de quatro situações que reduzem a carga horária de trabalho garantido em lei
Os CLTs precisam estar cientes de quatro atitudes que liberam a redução da carga horária de trabalho, já que precisam de regras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lembrando que na maioria das vezes são 8 horas diárias ou então 44 horas semanais, que basicamente seria a escala 6×1.
De acordo com o portal ‘Sólides’, para a redução da carga horário de trabalho precisam ter quatro coisas bem alinhadas, entre empregador e empregado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira delas é um acordo mútuo, onde a CLT deixa claro que qualquer mudança no horário de serviço deve estar em comum acordo entre ambas as partes.
Isso garante uma legalidade e validade do acordo, além de aumentar a confiança do funcionário com a empresa, e vice-versa.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
O segundo ponto é a proibição da redução salarial prejudicial. Neste caso está vetada qualquer redução do salário que cause prejuízo financeiro ao empregado.
Até porque qualquer redução nesse tipo é ilícita, portanto inválida, e vale um caso na justiça em caso disso acontecer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esses são os dois principais fatores principais para que possa ter uma redução de carga horária dentro dos conformes previstos em lei.

Jornada máxima e possibilidade de acordos
A CLT define a carga máxima de 8 horas diárias ou então 44 horas semanais, mas a lei também previne jornadas especiais, como 6 horas de trabalho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto qualquer redução deve seguir esse limite estabelecido, não podendo ser menor que as 6 horas, com um período de descanso.
Por fim a possibilidade de acordos individuais ou coletivos. No caso das individuais acontecem entre empresa e empregado.
Já no caso de acordos coletivos, geralmente acontecem com sindicatos representativos das categorias profissionais. Leva alguns dias até que aprovem essa redução de carga horária.
Benefícios da redução da carga horária
Geralmente uma redução na carga horária de trabalho faz aumentar a produtividade por hora trabalhada. Isso porque tendem a se concentrar mais em suas tarefas.
Isso também pode proporcionar uma melhoria na satisfação dos funcionários, fazendo com que eles optem em permanecer em seus locais de trabalho.
Aos donos também gera uma redução de custo operacional e melhoria na gestão financeira, principalmente com energia, manutenção de escritórios e outros gastos.
Mas essa situação acontece somente se o empregador identificar que será positivo para a empresa. Assim como acontece com o home-office nos dias de hoje.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br