Os idosos vão pular de alegria em 2025, afinal, eles não precisam mais se preocupar com esses 3 tipos de contas e vai ser um verdadeiro alívio nas finanças
Uma notícia vai deixar o ano de 2025 mais leves para os idosos, afinal, há 3 contas que eles não vão precisar se preocupar em ficar endividados, afinal, uma lei garante que eles sejam protegidos delas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, é importante destacar que eles precisam ainda pagar. Então, não é como se eles tivessem isentos totalmente. Mas, há algo envolvendo essas contas que eles não pagam.
O time de especialistas em dívidas do TV Foco, a partir de informações do site Só Notícia Boa, expõe agora quais contas os idosos não precisam se preocupar e o motivo disso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
DIREITOS DOS IDOSOS
- É graças a um direito que os idosos têm;
- Precisa saber os detalhes para solicitar;
- Os benefícios envolvem isenções;
- Vai ajudar no pagamento de dívidas.
O QUE ACONTECE AFINAL?
Graças a Lei do Superendividamento, que está em vigor em todo o território nacional, idosos não precisam pagar juros. É uma lei bem-vinda que traz segurança financeira.
Criada em 2021, a legislação mudou o Código de Defesa do Consumidor e permite um sistema de negociação de blocos de dívidas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa maneira, idosos que estão com dívidas acumuladas e reconhecem que não conseguem pagar, podem recorrer à lei e quitar os débitos sem juros.
A lei destaca que, idosos não podem comprometer mais que 25% da sua renda mensal com dívidas. Então, é um acordo que também visa qualidade de vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEI DO SUPERENDIVIDAMENTO
- Permite que idosos paguem contas sem precisar arcar com os juros;
- É destinada a quem comprova que tem como quitar todos os débitos;
- Todos os idosos têm direito;
- É dever das empresas fazer um acordo com os idosos.
AS DÍVIDAS QUE A LEI COBRE
Serve para contas de água, luz, gás, telefone e internet. Além disso, para quitar os débitos restantes, as pessoas da terceira idade ganham condições facilitadas na renegociação das dívidas.
E para ter acesso ao benefício, o idoso precisa entrar em contato com a empresa e fazer o acordo. É bom ter um profissional para auxiliar no processo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONCLUSÕES FINAIS
Os idosos estão cobertos pela Lei do Endividamento. Então, eles não precisam pagar os juros abusivos de suas contas. É necessário quitar o débito, mas, pode fazer um acordo e escolher as melhores condições possíveis.
QUANTOS IDOSOS HÁ NO BRASIL?
Já que estamos falando de um benefício para idosos, vamos a uma curiosidade. Segundo o Censo de 2022, no Brasil há cerca de 32 milhões de pessoas idosas.
VEJA TAMBÉM ESSA PACOTÃO DE BENEFÍCIOS PARA OS IDOSOS