Carrefour, Atacadão e+: Lei em vigor traz proibição nos supermercados do Brasil e atinge idosos 60+

Lei em vigor obriga Carrefour, Atacadão e demais redes a proibirem ação e assim garantir direitos aos idosos acima de 60 anos
Muitos não sabem, mas o direito de idosos a vagas reservadas em estacionamentos de supermercados e outros estabelecimentos comerciais é totalmente garantido por lei. O Estatuto do Idoso define, em seu artigo 41, que 5% das vagas em estacionamentos públicos e privados devem ser reservadas a pessoas com 60 anos ou mais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, essa regra vale para supermercados, shoppings, centros comerciais e estacionamentos de uso coletivo. Com isso, os supermercados ficam quase que proibidos de não terem a porcentagem de vagas exigidas pela lei.

Porém, agora em 2025, tramitou o Projeto de Lei 1972/23 que visa tornar explícito que o 5% representa um mínimo obrigatório. Esse projeto permite que os locais ofereçam mais vagas, se possível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, se aprovado, o PL 1972/23 reforça a obrigação de manter reserva de vagas para idosos. Ele simplifica a norma, mas não altera o princípio já existente.
O que acontece se alguém usar a vaga de um idoso?
Usar vaga reservada para idoso sem ter a credencial apropriada configura infração. A punição inclui multa, remoção do veículo e pontos na carteira de habilitação.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Veja mais noticias em ZéNewsAi
Em São Paulo e outros municípios, os idosos que quiserem usar essas vagas devem solicitar o Cartão do Idoso junto ao órgão de trânsito local. Esse cartão deve estar visível no para-brisa.
Por fim, a lei continua a garantir no mínimo 5% de vagas reservadas para pessoas com 60 anos ou mais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Wellington Silva
Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu