Leite com formol: 2 marcas famosas arrancadas dos mercados às pressas após grave denúncia e situação hoje (11)

2 marcas de leite muito queridas pelos brasileiros acabaram precisando sair de circulação após denúncia sobre formol em seus produtos
Em 2014, uma empresa foi informada sobre a suspeita de duas de suas marcas de leite conter formol em sua formulação, segundo investigação do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Contudo, a entidade em questão negou a irregularidade, mas, de toda forma, atendeu ao pedido do MP, e retirou seus produtos das prateleiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar das investigações do MP-RS indicarem a adulteração do leite, a LBR Lácteos, dona da marca Líder e Parmalat, negou que os produtos encaminhados ao Paraná e São Paulo sejam “batizados”. A empresa alega que foi informada da suspeita de contaminação do lote de um dos fornecedores pelo Ministério da Agricultura.
Ao tomar conhecimento do possível problema, as embalagens acabaram recolhidas como “medida preventiva”. A LBR declarou ainda que realizou outros testes com amostras do leite dos lotes possivelmente contaminados e que não identificou nenhum problema. O Ministério da Agricultura disse que determinou o recolhimento do produto, no entanto, a LBR recorreu para que ele não tivesse o recolhimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As investigações chegaram a levar à prisão do proprietário de um posto de resfriamento do município de Condor. Conforme o MP, 300 mil litros de leite adulterado acaram sendo enviados a Guaratinguetá, em São Paulo, e Lobato, no Paraná, e colocados à venda. Ainda segundo o MP, transportadores faziam a troca de leite de um caminhão para outro, sem mínimas condições de higiene.
Pronunciamento na íntegra da LBR Lácteos
“A LBR Lácteos Brasil S/A, em relação às notícias divulgadas pela imprensa sobre a fraude do leite no Estado do Rio Grande do Sul, informa que:
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
1) O leite cru utilizado para a fabricação de leite UHT das marcas Parmalat e Líder foi submetido a testes pela LBR e analisado por laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura (MAPA). Todas as 13 análises realizadas, incluindo testes do MAPA, apresentaram resultado NEGATIVO para a presença de formaldeído, não oferecendo, portanto, qualquer risco à saúde e sendo considerados próprios para o consumo.
2) Em 25/02/2014, a LBR foi comunicada pelo Ministério da Agricultura sobre a possível contaminação de lote de leite cru adquirido de fornecedor no Rio Grande do Sul, em 10/02/2014. Feita a rastreabilidade do produto, a empresa prontamente providenciou, em carácter preventivo, o recolhimento desses lotes junto a seus clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3) Dado o compromisso da empresa com a qualidade dos seus produtos e o respeito aos consumidores, esclarecemos que os clientes que porventura ainda detiverem os produtos identificados abaixo pela data e pelo lote de fabricação, poderão entrar em contato com nosso Serviço de Atendimento aos Consumidores – SAC, pelo telefone 0800 011 2222 ou pelo e-mail sac@lbr-lacteosbrasil.com.br, para esclarecimento ou solicitação de troca ou devolução de produtos, sem qualquer ônus.
- Leite UHT integral marca Parmalat – Produzido em Guaratinguetá/SP entre 22h00 de 13/02/2014 e 06h45 de 14/02/2014, comercializado no Estado de São Paulo.
- Leite UHT integral marca Líder – Produzido em Lobato/PR entre às 05h05 e 07h43 de 13/02/2014, e de 00h00 até 05h25 de 14/03/2014, comercializado no Estado do Paraná.
4) Finalmente, a LBR ressalta seu compromisso com a qualidade de seus produtos e reitera que possui os mais rigorosos padrões de segurança alimentar. Além da análise em 100% da matéria-prima recebida, a empresa realiza análise de todos os lotes de produtos acabados, assegurando que seus consumidores tenham à sua disposição produtos seguros e de altíssima qualidade”, finalizou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Situação atual das marcas envolvidas no caso
De acordo com apurações realizadas pelo TV Foco, levando em consideração pesquisas nos principais mercados e sites de e-commerce, tanto a Líder como a Parmalat seguem com suas atividades atualmente. Mostrando assim que a empresa regularizou os seus produtos conforme as normas sanitárias, e o seu comprometimento em levar o melhor aos clientes.

Qual a marca mais valiosa do mundo?
Segundo o ranking da ‘Kantar’, confira as dez marcas mais valiosas do mundo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Apple – US$ 880.455 bilhões
- Google – US$ 577.683 bilhões
- Microsoft – US$ 501.856 bilhões
- Amazon – US$ 468.737 bilhões
- McDonald’s – US$ 191.109 bilhões
- Visa – US$ 169.092 bilhões
- Tencent – US$ 141.020 bilhões
- Louis Vuitton – US$ 124.822 bilhões
- Mastercard – US$ 110.631 bilhões
- Coca-Cola – US$ 106.109 bilhões
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br