Leite condensado podre e fedido: Descarte de carga de popular nº1 no lixo ativa o alerta da ANVISA em 2025

Leite condensado podre e fedorento leva ANVISA a ligar alerta após descarte em região do Itajaí, SC
E um forte odor fedorento de uma carga de leite condensado estragado, descartada no aterro sanitário de Itajaí, SC, no dia 19 de fevereiro de 2025, acabou acendendo o sinal de alerta da ANVISA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cena chocou moradores e mobilizou autoridades sanitárias, uma vez que expôs falhas no controle de produtos apreendidos e levantou preocupações quanto aos protocolos de armazenamento e descarte de alimentos impróprios para o consumo.
Sendo assim, a partir de informações do portal Diarinho, a equipe especializada em fiscalização do TV Foco traz abaixo todos os dados da proibição e as medidas tomadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apodrecendo…
- Inclusive, o episódio teve origem em agosto de 2024, quando a Polícia Rodoviária Federal apreendeu um caminhão carregado com mercadorias roubadas.
- Entre os produtos estavam caixas de leite condensado, que permaneceram sob custódia da Polícia Federal em um pátio próximo à Central de Plantão Policial, na Rua Júlio Wippel, bairro Barra do Rio.
- Entretanto, apesar de a Justiça ter sido acionada para liberar os itens para doação, o processo se arrastou e os alimentos acabaram vencendo e apodrecendo antes mesmo de sair da autorização.
Um cheiro insuportável
Em janeiro de 2025, a carga começou a ser saqueada por pessoas em situação de rua, porém, as embalagens violadas liberaram um cheiro pútrido que se espalhou pela vizinhança.
Moradores relataram náuseas, mal-estar e a presença de insetos. A Vigilância Sanitária municipal, sob o comando de Silvio Schaadt, entrou em cena.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
A equipe solicitou autorização judicial para descartar o material impróprio e somente no dia 18 de fevereiro, a Justiça autorizou o procedimento.
Na manhã seguinte, os agentes transportaram a carga apodrecida para o aterro sanitário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como denunciar à ANVISA/Vigilância Sanitária?
Quem presenciar irregularidades envolvendo alimentos, medicamentos ou quaisquer produtos sujeitos à vigilância sanitária pode denunciar à ANVISA por meio:
- Da plataforma Fala.BR;
- Telefone 0800 642 9782.
MAS ATENÇÃO! A denúncia pode ser anônima e deve conter o maior número de detalhes possível, incluindo local, data, fotos ou vídeos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conclusão:
Em suma, o caso expôs uma cadeia de negligências que culminou em risco à saúde pública.
A demora judicial e o abandono da carga favoreceram a contaminação do entorno e o consumo potencial de produtos vencidos por pessoas vulneráveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O forte odor foi apenas o estopim de uma falha sistêmica e autoridades locais e federais precisaram lidar com esse desastre sanitário.
Mas, para saber sobre mais interdições como essa envolvendo a ANVISA, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.