Queda dos fios e até lesões graves: Especialista revela o penteado que deveria ser banido de qualquer salão

Especialista revela falhas críticas em relação a um penteado que acabou virando a maior coqueluche do momento; Entenda os perigos e fuja desse tipo de penteado o quanto antes
Os penteados estão cada vez mais ligados às tendências da moda e às redes sociais, tornando-se ferramentas de expressão pessoal e estilo. Neste contexto, muitas pessoas buscam reproduzir esses looks para se sentirem atualizadas, confiantes e alinhadas com o que é popular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, nem tudo que é tendência é seguro. Tanto é que um dos penteados mais queridos do momento, mesmo proporcionando um visual impecável, esconde riscos sérios e deveria até ser banido dos salões.
O perigo do coque “clean girl”
Trata-se dos coques presos ou semi-presos, bem esticados e fixados no couro cabeludo com gel. Inclusive, vale destacar que ele ficou ainda mais popular após a tendência das Clean Girls.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal O Globo, a especialista Gloria Garnacho explicou que o estilo pode ser extremamente perigoso.
Isso porque, apesar de parecer inofensivos, eles podem causar alopecia por tração, uma condição que ocorre quando a tensão constante separa o folículo piloso da bainha.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
A prática contínua pode gerar lesões perigosas, queda de cabelo e, em casos mais graves, a alopecia mencionada.
Garnacho alerta que a combinação de produtos modeladores e tensão prolongada aumenta ainda mais a irritação do couro cabeludo, podendo provocar foliculite, acne e desconforto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O risco é maior quando o penteado é repetido com frequência e sem cuidados adequados.
Além disso, ela destaca que a falta de atenção ao couro cabeludo intensifica os danos aos fios, como:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Não lavar o cabelo em até dois dias;
- Remover inadequadamente os produtos,.
Ou seja, mesmo que você curta muito esse penteado, o ideal é evitá-lo ao máximo a fim de proteger não apenas os seus fios, como a sua saúde.
Assim como os salões, os quais também devem estar atentos e quem sabe “proibir” esse tipo de penteado, se feito nessas condições, a fim de manter o bem-estar da cliente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como usar penteados com segurança?
Obviamente que não é apenas evitando o penteado que o problema some; algumas atitudes podem ajudar a proteger o couro cabeludo, como:
- Lavar o cabelo no máximo dois dias após o penteado;
- Usar shampoos adequados para cabelos sensíveis e quimicamente tratados;
- Massagear suavemente o couro cabeludo para proteger os folículos.
Além disso, escolher penteados que mantenham o estilo sem prejudicar os fios.
Procure fazer coques ou rabos de cavalo semi-presos, que podem se encaixar ainda na tendência sem criar tensão excessiva e ainda proporcionar a praticidade e versatilidade sem danificar o couro cabeludo
Mas, o que é clean girl?
Para quem não sabe, a expressão “clean girl” se refere a uma estética e um estilo de vida que se popularizou nas redes sociais, especialmente no TikTok, ainda em 2022.
O termo, que significa “garota limpa” e se baseia em um visual minimalista, que aparenta ser naturalmente impecável, como se não houvesse esforço envolvido.
Mas, para saber mais dicas de beleza, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.