R$ 5,2BI e Linha 15-Prata afetada: Tarcísio confirma FIM de serviço vital no Metrô de SP

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

03/12/2024 18h15

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Governo de Tarcísio de Freitas administra o Metrô de São Paulo (Foto: Agência Brasil)

Desde agosto, o funcionamento do percurso passou por transformação, mas entidade envolvida com transporte público se mostrou contra decisão

No 2º semestre de 2024, a Linha 15-Prata sofreu uma nova alteração. O trecho atende a população da Zona Leste de São Paulo, ligando a Estação Colonial com a Vila Prudente, que faz baldeação com a Linha 2-Verde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não acompanhou, desde agosto, o Metrô deu início aos serviços sem condutores no trajeto. De acordo com o Diário do Transporte, a saída dos funcionários tem acontecido de forma gradativa e não causará demissões.

No entanto, o assunto ainda divide opiniões, principalmente em torno das questões de segurança. Antes disso, a ausência dos operadores já podia ser vista nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. As duas últimas também circulam pela Zona Leste.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Tudo vai evoluir gradativamente a partir do monitoramento e comportamento do sistema, que já vem sendo testado exaustivamente”, justificou o Metrô, atualmente administrado pelo governo estadual de Tarcísio de Freitas, em São Paulo.

Linha 15-Prata, Metrô
A Linha 15-Prata do Metrô, na Zona Leste de São Paulo (Foto: Divulgação)

Críticas à mudança

Em nota, a Federação Nacional dos Metroviários criticou a alteração, chamando atenção para a proteção dos passageiros. Mas, ainda segundo a publicação do Diário do Transporte, a decisão foi tomada por conta do sistema GoA4, que já conta com trilhos de alto nível de automação.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Hoje, segundo a estimativa do IBGE, a cidade de São Paulo tem quase 12 milhões de habitantes. Dentro desse número, pelo menos 4 milhões utilizam o Metrô diariamente. Ao todo, como revela a SPTrans, 91 estações estão em funcionamento, sendo o principal transporte em trilhos de todo o país.

Este ano, o projeto de expansão segue a todo vapor. Agora, além das 15 novas paradas que já estavam previstas pela LinhaUni, que é a responsável pela futura Linha 6-Laranja, outras 6 também devem entrar no percurso entre a Zona Norte e o Centro, segundo o jornal Metrópoles.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Metrô, São Paulo
Dos 12 milhões de habitantes de São Paulo, pelo menos 4 milhões utilizam o Metrô (Foto: Divulgação)

Afinal, o que aconteceu?

  • Em resumo, a Linha 15-Prata adotou o trajeto sem a necessidade de condutores;
  • No entanto, a Federação Nacional dos Metroviários criticou a decisão do Metrô;
  • O modelo já existe nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, na cidade de São Paulo.

Conclusão

Inaugurada em 2014, a Linha 15-Prata teria custado cerca de R$ 5,2 bilhões, revelou o jornal Metrópoles. O percurso começa na Estação Colonial e termina na Vila Prudente, onde é possível fazer integração com a Linha 2-Verde, além de um terminal de ônibus, na Avenida Anhaia Mello.

+ Veja outras notícias sobre o transporte público!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.