Lista com devolução do Imposto de Renda é divulgada e se você já declarou em 2024 pode comemorar

Lista com devolução do Imposto de Renda é divulgada
O tão temido Imposto de Renda se trata de um tributo da espécie imposto existente em vários países, que cada contribuinte, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica, paga uma certa porcentagem de sua renda ao governo, nacional ou regional, a depender de cada jurisdição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso, neste ano de 2024, o período para declaração do IR teve início no último dia 15 de março. Assim, uma lista com a devolução do importo de renda foi divulgada, e se você já declarou neste ano, você já pode começar a comemorar.
Bom, estamos falando da famosa restituição do Imposto de Renda, que para quem não sabe, significa a devolução do valor pago a mais para a Receita Federal durante o ano-calendário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Imposto de Renda - Foto: Reprodução/Governo Federal

Imposto de Renda - Foto: Reprodução/Freepik
Neste ano de 2024, a Receita Federal anunciou a abertura do processo de restituição do imposto com início das restituições previstas para o dia 31 de maio.
É importante deixar claro que a restituição privilegia alguns grupos específicos para os primeiros pagamentos. Podemos citar os idosos acima de 60 anos, portadores de deficiência e professores que declararam o magistério como sua principal fonte de renda estão no topo da lista.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Assim, o pagamento das restituições do Imposto de Renda é efetuado diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração.
Quando terá início a Restituição do Imposto de Renda em 2024?
A seguir, observe as datas de liberação para cada lote em 2024:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 28 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 30 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro.
Por fim é importante ressaltar ainda que o valor da restituição é corrigido pela taxa Selic até o mês anterior ao do depósito, com um acréscimo de 1% no mês de depósito, assegurando assim a atualização monetária dos valores.
Além disso, para os contribuintes interessados em verificar o processamento de sua declaração, a Receita Federal disponibiliza um acesso fácil e rápido através de seu site.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É necessário apenas fornecer o CPF, o ano-exercício da declaração, a data de nascimento e um código verificador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bianca Rayla
Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br