Pode comemorar: Lista de aposentados do INSS que não precisam se preocupar com Imposto de Renda chega em 2025

Veja agora quais os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não precisam se preocupar em declarar o Imposto de Renda neste ano
No Brasil, o Imposto de Renda tem como objetivo principal arrecadar recursos para o governo, contribuindo para o financiamento de políticas públicas e serviços essenciais, como saúde e educação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O pagamento do Imposto de Renda varia conforme a faixa de renda. Destacando que, os indivíduos devem apresentar anualmente a Declaração de Imposto de Renda à Receita Federal.
Assim, com a chegada do ano novo, milhões de brasileiros já começam a se movimentar e se organizar para a declaração do Imposto de Renda de 2025, que ocorre sempre no começo do ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, não são todos os brasileiros que precisam declarar o IR. Conforme apurado pelo TV FOCO, algumas pessoas estão dispensadas do pagamento do tributo devido a dois fatores:
- seja por não atingirem o limite de rendimentos tributáveis; ou
- por se enquadrarem em regras específicas de isenção.
Sendo assim, como uma ótima notícia aos aposentados do INSS, um grupo de beneficiários da autarquia não precisam se preocupar com a dedução do IR. Pois, possuem direito a isenção do tributo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Isenção do IR a aposentados do INSS
De acordo com o portal ‘E Investidor’, em 2025 as pessoas que recebem um salário de até R$ 2.259,20 podem contar com a isenção do imposto sobre a renda. Além disso, aposentados do INSS também têm direito a anulação da declaração.
Aposentados e pensionistas que forem diagnosticados com determinadas doenças graves têm direito à isenção do Imposto de Renda, conforme a legislação brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As doenças que garantem esse benefício incluem, entre outras:
- Câncer
- Doença de Alzheimer
- Cardiopatia grave
- Esclerose múltipla
- Doença de Parkinson
- HIV/AIDS
- Tuberculose ativa
- Hepatopatia grave
Para ter direito à isenção, é necessário que o beneficiário comprove o diagnóstico através de laudos médicos atualizados e, em alguns casos, documentos adicionais que atestem a gravidade da doença.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O processo de solicitação é feito junto à Receita Federal e exige o envio de toda a documentação comprobatória.
Além disso, a isenção é válida somente sobre os rendimentos provenientes da aposentadoria ou pensão. Caso o aposentado ou pensionista tenha outras fontes de renda, essas não serão isentas.

A documentação necessária inclui:
- Laudo médico que comprove a doença grave e sua gravidade (atualizado e com data recente).
- Exames médicos que comprovem o diagnóstico.
- Documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência.
Após a análise da Receita Federal, se o pedido for aprovado, a isenção é concedida e o beneficiário fica dispensado de pagar Imposto de Renda sobre os valores recebidos da aposentadoria ou pensão.
É importante também observar que, caso o beneficiário já tenha imposto retido, pode solicitar a restituição dos valores pagos nos últimos 5 anos, conforme a legislação permite.
Considerações finais
Em 2025, aposentados do INSS que recebem até R$ 2.259,20 estão isentos do Imposto de Renda. Além disso, aqueles diagnosticados com doenças graves, como câncer e Alzheimer, podem obter isenção, desde que apresentem a documentação médica necessária.
A isenção se aplica apenas aos rendimentos de aposentadoria ou pensão, não às outras fontes de renda. Beneficiários que já pagaram IR nos últimos 5 anos podem solicitar a restituição dos valores pagos.

Quando começa o Imposto de Renda de 2025?
De acordo com o portal oficial do Governo Federal, o prazo para a entrega das declarações do IRPF 2025 está previsto para ocorrer entre 17 de março e 31 de maio.
Por fim, clique aqui e veja mais notícias sobre o Imposto de Renda.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br