Tchau, R$1621: Lista de cidades que pagam R$1830 de salário mínimo

2 min

Salário mínimo - (Foto: Montagem TV Foco / GMN)
Salário mínimo - (Foto: Montagem TV Foco / GMN)
Continua depois da publicidade

Tudo sobre as cidades brasileiras que podem acabar contando com o salário mínimo de R$1830,00 reais

Seria o sonho do povo brasileiro contar com um salário mínimo de R$1830,00 reais neste ano de 2026? Pois bem, o fato é que, para algumas cidades no Brasil, o valor acabou se tornando realidade.

Continua depois da publicidade

De forma geral, é muito importante deixar claro que, neste ano de 2026, o salário mínimo nacional acabou sendo reajustado para R$ 1.621,00, conforme estabelecido pelo Decreto nº 12.797/2025.

Em suma, a política de valorização segue uma fórmula que combina a inflação (INPC) com o crescimento do PIB dos dois anos anteriores. Contudo, além do mínimo nacional, também acaba existindo salários mínimos regionais. Para esta modalidade, os estados acabam tendo o direito, perante a lei, de acabar determinando sobre qual será o seu salário mínimo. Nesta quarta-feira, dia 4, falaremos sobre o salário mínimo para as cidades do Rio Grande do Sul.

Continua depois da publicidade

Por que o Rio Grande do Sul tem um salário mínimo diferente?

A saber, sendo previsto na Lei Complementar nº 103/2000, os estados acabam sendo autorizados a fixarem pisos salariais superiores ao nacional para trabalhadores da iniciativa privada que não têm remuneração definida por lei federal ou por convenções e acordos coletivos.

Ou seja, apenas alguns estados adotam o salário mínimo regional. Atualmente, contam com esse mecanismo São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Assim, cada um com regras, valores e níveis de valorização distintos.

Continua depois da publicidade

No Rio Grande do Sul, desde junho de 2025, o aumento de 8% acabou ficando acima do concedido ao salário mínimo nacional (7,5%) e da inflação medida pela INPC de 2024 (4,77%).

Leia também

Continua depois da publicidade

Esses pisos podem ser reajustados em épocas diferentes do salário mínimo federal e abrangem diversas faixas salariais. Agora, portanto, a primeira faixa fica em R$ 1.789,04 e a quinta (última faixa), em R$ 2.267,21.

Confira a seguir mais detalhes:

  • Faixa 1: R$ 1.789,04 (ex: agricultura, pecuária, empregados domésticos).
  • ⁠Faixa 2: R$ 1.830,13 (ex: indústrias do vestuário, calçados e fiação).
  • ⁠Faixa 3: R$ 1.871,50 (ex: indústrias de mobiliário, construção civil e comércio).
  • ⁠Faixa 4: R$ 1.945,67 (ex: indústrias metalúrgicas, gráficas e de mineração).
  • ⁠Faixa 5: R$ 2.267,27 (ex: técnicos de nível médio, tanto no setor público quanto no privado).

Por fim, ressaltamos que os pisos estaduais aplicam-se a trabalhadores sem piso definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo, não podendo ser inferiores ao mínimo nacional.

Continua depois da publicidade

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.

Quer receber avisos de notícias no seu dispositivo? Ative as notificações do TV Foco.

Tópicos nesse artigo:

Continua depois da publicidade

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: [email protected]