Lista de dívidas dos Idosos com +60 anos são perdoadas por nova lei após decisão do STF

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

02/11/2024 23h22

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Lista de dívidas dos Idosos com +60 anos são perdoadas por nova lei - Foto: Internet

Uma série de dívidas são isentas graças uma nova lei cravada pelo Supremo Tribunal Federal (STF); confira os detalhes e veja se você tem direito

Os idosos possuem uma gama de direitos e garantias protegidos pela lei. Dessa vez, aliás, falaremos a respeito de 4 dívidas que esse grupo com mais de 60 anos pode se livrar de pagar para conseguir aliviar definitivamente o bolso e poder respirar em paz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em sumas, as dívidas geram uma tremenda dor de cabeça em todos, principalmente em idosos e aposentados, visto que em boa parte das vezes, suas rendas acabam sendo limitadas, onde os mesmos recebem apenas 1 salário mínimo, seja de algum benefício ou aposentadoria.

Lei do Governo Federal

Todavia, o Governo Federal desenvolveu uma nova lei que garante a isenção no pagamento de diversas contas dos idosos. É importante dizer que, a medida chega para oferecer as vantagens aos idosos por meio da Lei do Superendividamento e garantir a qualidade de vida sem preocupações, além de um alívio financeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, o time de especialistas em benefícios aos idosos do TV FOCO, a partir de informações de uma matéria do portal FDR, traz à tona a lei salvadora.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Nova lei beneficia idosos (Foto: Reprodução / Canva)

Lei aos idosos 60+

  • Os idosos possuem um direito importante garantido pela lei: proteção de 25% da renda mensal para uma vida digna;
  • Ao renegociar dívidas, o valor das parcelas não pode comprometer a porcentagem mínima da renda;
  • Se as dívidas do idoso excederem sua renda mensal, a lei obriga as empresas a renegociá-las, garantindo que o idoso mantenha 25% de sua renda;
  • Os principais benefícios incluem isenção de taxas e juros abusivos e facilidades na renegociação de dívidas;
  • Aos interessados, é precisos entrar em contato diretamente com a operadora da dívida, apresentar documentos que comprovem a renda atual e solicitar a aplicação da Lei do Superendividamento.

Considerações finais

  • A lei garante que idosos preservem 25% da sua renda mensal ao renegociar dívidas, para assegurar uma vida digna e sem preocupações financeiras;
  • A lei facilita o alívio financeiro ao conceder isenção de taxas e proibir juros abusivos, promovendo melhores condições na renegociação das dívidas;
  • A lei obriga as empresas a renegociar as dívidas dos idosos;
  • Para aplicar a Lei do Superendividamento, o idoso deve contatar a operadora da dívida, apresentar documentos comprobatórios de renda e solicitar a isenção;
  • Em suma, a lei cobre dívidas de consumo essenciais, como água, luz, telefone, gás, empréstimos e cartão de crédito, desde que contraídas sem má-fé.

Veja mais detalhes sobre benefícios garantidos aos idosos CLICANDO AQUI.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Quais dívidas são isentas aos idosos?

Em suma, a Lei do Superendividamento possibilita que os idosos entrem no acordo de negociação de dívidas, garantido o mínimo existencial aos seguintes débitos:

  • Foram contraídos sem má-fé, ou seja, quando não havia intenção de deixar de pagar;
  • São dívidas de consumo: água, luz, telefone, gás, empréstimo e cartão de crédito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.