Nova regra do INSS: Lista de doenças com direito à aposentadoria imediata é atualizada e basta 2 passos online

Passar por um problema de saúde pode causar vários problemas e um deles é a impossibilidade para trabalhar, por isso existe a Aposentadoria por Incapacidade Temporária e/ou Definitiva do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se do antigo auxílio-doença e/ou Aposentadoria por Invalidez Previdenciária para quem trabalha de carteira assinada ou é autônomo e contribui para a Previdência Social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de ser um direito do segurado, existe alguns impedimentos para chegar diretamente ao benefício de Aposentadoria por Incapacidade, visto que primeiramente é concedido de forma temporária, visando a recuperação para que o beneficiário volte ao mercado de trabalho.
Serviço para pedir benefício para a pessoa vinculada à Previdência Social Brasileira, que for considerada incapaz para o trabalho de forma permanente, sem possibilidade de reabilitação é feito pelo aplicativo Meu INSS e/ou telefone 135.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Porém, uma boa notícia para quem deseja se aposentar por esse motivo é que o INSS inseriu mais doenças elegíveis para a concessão do benefício de acordo com informações do portal UOL Economia.

QUAIS DOENÇAS ENGLOBAM A LISTA ATUALIZADA?
- Neoplasia maligna (câncer);
- Fibrose cística (Mucoviscidose);
- Contaminação por radiação;
- Doença de Paget em estágios avançados (Osteíte Deformante);
- Hepatopatia grave;
- Esclerose múltipla;
- Cegueira (inclusive monocular);
- Espondiloartrose anquilosante;
- Hanseníase;
- AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida);
- Alienação mental;
- Paralisia irreversível e incapacitante;
- Nefropatia grave;
- Tuberculose ativa;
- Doença de Parkinson;
- Cardiopatia grave;

QUAIS SÃO OS 2 PASSOS PARA TER ACESSO AO BENEFÍCIO?
- Ter realizado no mínimo 12 contribuições previdenciárias;
- Estar em condição de segurado do INSS, tendo uma incapacidade física ou mental que o impeça de retornar ao trabalho, ou de ser realocado em outra função;

QUEM TEM DIABETES, TEM DIREITO A APOSENTADORIA DO INSS?
O diabetes é uma doença que acontece pela falta de insulina, que é o hormônio responsável por levar a glicose que está no sangue para o interior das células.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, ter diabetes não é motivo para se aposentar pelo INSS. Não existe um tipo específico da doença que possa levar à aposentadoria.
O que pode acontecer são as complicações vinculadas do diabetes, como amputação de membros, cegueira, entre outros problemas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fato é que é possível viver com diabetes e seguir trabalhando, a não ser que a doença o incapacite de forma permanente para o trabalho.
Desse modo, existe a Incapacidade Temporária, que a médio prazo pode gerar o seu direito a Aposentadoria de Incapacidade Permanente.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Diego Laureano
Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br