Mar de dívidas e escândalo : Como essa loja de roupa mais amada foi do luxo à falência no Brasil?

Loja ícone do luxo brasileiro, faliu em meio a escândalos e dívidas; Conheça a história, os desdobramentos da crise e o que ficou no lugar após tudo ruir
Durante décadas, uma das marcas mais amadas no segmento da moda representou o auge do consumo de luxo no Brasil. Afinal de contas, ela não oferecia apenas uma loja; ela foi um verdadeiro templo da ostentação, frequentado por milionários, celebridades e políticos que buscavam exclusividade e status.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se da Daslu, onde helicópteros pousavam no teto, grifes internacionais desfilavam pelas prateleiras e a Villa Daslu, inaugurada em 2005, colocou São Paulo no mapa global do luxo.
Mas o império ruiu em meio aos escândalos fiscais, dívidas milionárias e má gestão, os quais transformaram o brilho em ruínas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois é, a loja mais glamourosa do país fechou as portas em meio a investigações e processos judiciais, deixando para trás um misto de fascínio e vergonha na história da moda brasileira.
Sendo assim, com base em informações doPortal Diário do Litoral e Folha de S.Paulo, trazemos mais detalhes dessa queda e o legado deixado.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
A origem de um império do luxo
Fundada nos anos 50 por Lúcia Piva de Albuquerque e Lourdes Aranha, a Daslu nasceu como uma butique voltada para a elite paulistana. O verdadeiro salto ocorreu nos anos 90, quando Eliana Tranchesi assumiu a gestão e trouxe dezenas de marcas internacionais para o Brasil.
Em 2005, a inauguração da Villa Daslu marcou o ápice da ostentação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- O espaço tinha 17 mil m²;
- Reunia mais de 60 grifes internacionais;
- Se consolidou como símbolo da riqueza brasileira;
- Atraia clientes endinheirados e até políticos estrangeiros.
Escândalos e investigações
Entretanto, ninguém poderia imaginar que, poucos dias após a inauguração, a Polícia Federal deflagrou a Operação Narciso, que investigava um esquema de subfaturamento nas importações.
Em 2009, acusaram Eliana Tranchesi de fraudes e a condenaram a 94 anos de prisão, pena da qual recorreu em liberdade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas o escândalo foi tamanho que corroeu a imagem da marca e afastou clientes.
Com um mar de dívidas que só crescia, a Daslu entrou em recuperação judicial no ano de 2009.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Posteriormente, em 2011, investidores leiloaram parte de seus ativos e, em 2014, a Laep Investments adquiriu a marca. Mas todas as tentativas de reerguer a rede fracassaram.
Morte da herdeira:
Além disso, de acordo com o portal UOL, em 24 de fevereiro de 2012, Eliana Tranchesi morreu, aos 56 anos, no hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Tranchesi passava por um tratamento contra um câncer no pulmão desde 2006.
Segundo boletim médico, a morte ocorreu às 0h20 “em decorrência de um câncer pulmonar complicado por pneumonia”.
Falência
Diante desse cenário catastrófico, no ano de 2016, as últimas lojas físicas encerraram definitivamente as atividades.
Naquele mesmo ano, a Justiça decretou oficialmente a falência da Daslu e, em junho de 2022, o Tribunal de Justiça de São Paulo leiloou a marca, adquirida pela incorporadora Mitre Realty por R$ 10 milhões.
Vale destacar que não foram localizadas declarações públicas de outros executivos da Daslu sobre o processo de falência, além das manifestações feitas em juízo à época das acusações.
O que ficou no lugar da Daslu?
De acordo com o R7, a antiga Vila Daslu, na Vila Olímpia, foi demolida e o espaço foi transformado num complexo de escritórios, com um shopping e um teatro.
Já o antigo edifício da Vila Daslu foi o local onde o Shopping JK Iguatemi e o prédio de escritórios foram construídos.
Mas, para saber mais casos de falência como essas, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.