Fim de uma era: Famosa loja de shopping tem falência decretada e fecha as portas após mais de 100 anos

Famosa loja de shopping tem falência decretada e fecha as portas de todas as suas unidades
Manter uma empresa funcionando, sem sombra de dúvidas, não é uma tarefa simples. Isso porque diversos fatores podem levar um empreendimento ao fim. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre a falência de uma famosa rede de lojas de shopping, que precisou fechar as portas após mais de 100 anos de funcionamento. A seguir, confira mais detalhes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que, o pedido de falência havia sido pedido pela própria rede de lojas, que já estava em processo de recuperação judicial. Conforme o exposto pelo portal ‘Metrópoles’, a empresa havia reconhecido que não conseguiria arcar com seus débitos. Assim, a justiça não teve outra opção, e decretou o encerramento da varejista em outubro de 2023.
O pedido de falência havia sido apresentado pela própria empresa, no âmbito de seu processo de recuperação judicial. Segundo as informações divulgadas pelo portal ‘Metrópoles’, a varejista havia reconhecido que não tinha condições de arcar com suas dívidas. Dessa forma, a justiça decretou o fim do negócio após mais de 100 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, você deve estar se perguntando que rede de lojas é essa, e para quem ainda não sabe, estamos falando sobre a Saraiva, que teve a falência decretada pela justiça, no dia 6 de outubro de 2023. As dívidas da varejista foram o que a fizeram sucumbir de vez, já que seus débitos chegavam a R$ 675 milhões e com mais de mil credores.

A falência
O juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho foi quem decretou a falência da Saraiva. Indicando o descumprido o plano de recuperação judicial e determinou a suspensão de ações e execuções contra a empresa, além da apresentação da relação de credores. Assim, a rede anunciou o fechamento de suas lojas físicas e a demissão de todos os seus funcionários.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
A falência da Saraiva representou o fechamento em massa de suas lojas físicas. Em 2018, quando tinha 85 lojas em 17 estados brasileiros, ela entrou com o pedido de recuperação judicial. Dessa forma, fundada em 13 de dezembro de 1914 por Joaquim Inácio da Fonseca, no centro paulista, teve a falência decretada em outubro de 2023.

O encerramento da Saraiva
A Saraiva, tinha muitas lojas espalhadas pelos shoppings em todo o país, e considerada uma gigante entre as lojas, e a maior livraria do Brasil. E quando entrou em recuperação judicial em 2018, iniciou também o processo de fechamento de suas lojas. Em 2018, que foi quando iniciou o processo, a Saraiva fechou 22 lojas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já em julho de 2022, a Saraiva fechou mais sete lojas: Shopping Osasco (SP), Shopping Vila Velha (ES), Shopping Belém (PA), Shopping ABC Plaza (SP), Shopping Norte (RJ), Shopping Juiz de Fora (MG) e Shopping Passeio das Águas (GO). Posteriormente ela fechou o que restava e assim teve a falência decretada.

Qual a diferença entre recuperação judicial e falência?
Ambos visam a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento. No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br