Uma canetada de Lula atingiu em cheio os donos de cartões de crédito do Brasil. Bancos como o Itaú, Bradesco foram surpreendidos com a nova lei
Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que as leis existem para garantir que a democracia e os direitos de todos sejam respeitados. Tanto que nesta matéria, falaremos a respeito de uma canetada de Lula que surpreendeu ao baixar uma nova lei. A novidade atinge diretamente os donos de cartões de crédito do Itaú, Bradesco e outros bancos do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando a respeito da recente aprovação da Lei Federal n.° 14.690/23 em outubro de 2023. Através dela foi observado uma mudança significativa na maneira como os juros do crédito rotativo são aplicados no Brasil para toda a população. Esta nova regulamentação promete impactar positivamente milhares de brasileiros que utilizam cartões de crédito.
Vale lembrar que antes dessa nova lei, as taxas de juros associadas aos cartões de crédito de bancos e outros meios, podiam alcançar até impressionantes 431,6% ao ano. Com a sanção desta lei, tais taxas estão agora severamente limitadas, propiciando um alívio significativo para o bolso do consumidor. Dessa forma, este limite nos juros impede que a dívida se torne insuportável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme o portal Monitor do Mercado, a nova lei estabelece que os juros cobrados em situações de atraso no pagamento da fatura do cartão não podem exceder o dobro da dívida original. Ou seja, se você possui uma dívida de R$ 100, com a nova lei, o montante máximo de juros e encargos acumulados não poderá ultrapassar R$ 200. Tudo para proteger o consumidor do superendividamento.
Além disso, desde o dia 1º de julho de 2024, consumidores podem transferir o saldo devedor do cartão de crédito de uma instituição para outra sem custos, escolhendo a oferta que melhor atende suas necessidades. Esta flexibilidade dá ao consumidor um poder maior de negociação e a liberdade de buscar condições mais favoráveis de pagamento, influenciando a competição entre os bancos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o maior banco do mundo?
Segundo informações do portal do Mobills, o ICBC (Banco Industrial e Comercial da China) se tornou o maior banco do mundo em ativos financeiros. Ainda que existam bancos que possuam mais clientes ao redor do mundo, o ICBC supera os seus concorrentes quando o assunto são ativos.
Atualmente, o ICBC conta com mais de 567 milhões de clientes PF e mais de 6 milhões de clientes corporativos. Além disso, o mesmo já está presente em mais de 46 países e possui o patrimônio de 239.5 bilhões de dólares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
