Lula fala sobre drama com hemorragia e risco de coma

Lula fala sobre drama com hemorragia e risco de coma: “Chorando”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recordou de uma dramática cirurgia de emergência na cabeça que fez no fim de 2024.

07/01/2026 21h05

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Lula (Foto: Reprodução / Agência Brasil)

Presidente Lula relembra espera de 3h e voo de emergência para realização de cirurgia no crânio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recordou de uma dramática cirurgia de emergência na cabeça que fez no fim de 2024 para anunciar a construção do primeiro hospital público inteligente do SUS, que usará Inteligência Artificial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anúncio feito nesta quarta (7), durante cerimônia no Palácio do Planalto com a presença de Lula, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha e da presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff.

LULA FALA SOBRE DRAMA COM HEMORRAGIA E RISCO DE VIDA?

Durante o evento em São Paulo, o presidente pontuou que, ao sentir-se mal em Brasília, precisou aguardar três horas. Além disso, viajou mais 1h30 para ser operado, pois o avião presidencial não estava disponível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Se isso aconteceu com o presidente, imagina o coitado do povo”, disparou o político. Lula revelou ainda, que ao chegar, deu de cara com a equipe médico aos prantos.

“Da equipe médica, dos quatro que estavam lá, dois estavam chorando, porque achavam que eu poderia ter entrado em coma dentro do avião”, relembrou o companheiro de Janja. A cirurgia foi uma craniotomia após um hematoma intracraniano provocado por uma queda.

INVESTIMENTO ALTO?

Contudo, o hospital terá 14 UTIs automatizadas interligadas. Desse modo, é custeado com R$ 1,7 bilhão do NDB e deve ser concluído em três anos.

“O povo não pode ser ignorado, quem tem dinheiro pega avião e vai para qualquer lugar. O pobre não tem avião, ele tem o ônibus, depois de nós, ele tem o SUS”, declarou Lula.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a Agência Brasil, o hospital será referência e modelo de assistência em saúde totalmente digital para os países do bloco. A unidade atenderá os pacientes da rede pública com medicina de alta precisão.

Cerimônia no Palácio do Planalto (Foto: Reprodução / Agência Brasil)
Cerimônia no Palácio do Planalto (Foto: Reprodução / Agência Brasil)

GRANDE AVANÇO?

Portanto, apoiada por inteligência artificial e outras tecnologias. Englobará também, a rede de hospitais e serviços inteligentes com 14 unidades de terapia intensiva (UTIs) automatizadas, que agirão de forma interligada em vários estados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para Lula, o hospital servirá para avançar a imagem positiva do SUS. Afinal, resgatada na participação do sistema público na crise da covid-19, onde tratada de forma pejorativa.

Por fim, o presidente deixou claro que a população mais humilde irá se beneficiar com as novas tecnologias.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Lula (Foto: Reprodução / Agência Brasil)

“Desse modo, veja matéria completa sobre reajuste acima de 6%: Qual é o valor do salário mínimo sancionado por Lula para 2026″.

Autor(a):

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.