Lula assina decreto histórico e garante NOVO feriado nacional caindo na quarta para salvar trabalhadores

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Lula confirmou novo feriado (Foto: Agência Brasil)

Nova folga garantida aos milhões de profissionais brasileiros foi assinada pelo presidente e pode liberar emenda na semana para uma longa lista de pessoas

Depois de muita espera, Lula finalmente publicou o novo feriado no Diário da União. Agora, essa data especial entra oficialmente para o calendário do Brasil, onde há mais de 46 milhões de trabalhadores com carteira assinada, segundo o Governo Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, passou a ser feriado em todo o território brasileiro. Antes disso, era considerado somente em 6 estados. O decreto da data já é válido para este ano e, para a alegria de muita gente, cai em uma quarta-feira, pode garantir uma emenda.

Agora, após a assinatura de Lula, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra passa a ser feriado nacional (Foto: Agência Brasil)

Além da folga nacional aos trabalhadores, a data também ganha um novo nome: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Segundo o jornal Brasil de Fato, antes de assinar o documento, Lula ressaltou a importância da mudança da mudança durante um evento no Palácio do Planalto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a presença de diversos movimentos, o presidente destacou que essa alteração faz parte de uma agenda na luta contra o racismo estrutural. “O que fizemos é o pagamento de uma dívida histórica que a supremacia branca construiu no país desde que foi descoberto. Nós queremos apenas recompor aquilo que é uma realidade de uma sociedade democrática”, ressaltou o presidente na palestra.

Lula pontuou que um dos compromissos do atual governo é levantar a história e relevância de pessoas que fizeram parte da construção do Brasil. “É como a Faixa de Gaza, vocês estão vendo aqueles prédios que estão sendo destruídos, levaram décadas para serem construídos, mas um foguete destrói aquilo em 1 segundo. E aqui se destruiu políticas públicas que nós estamos tentando reconstruir”, filosofou.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A relatoria foi do senador Paulo Paim, do PT. “Esse dia vai além de poder ser um feriado, é um momento de consciência, de debate, de diálogo sobre todas as formas de preconceito, discriminação e racismo que atinge toda a sociedade. Então, é um dia, para mim, de paz, de amor, de fraternidade, em que o país refletiria que podemos ser uma grande nação se soubermos combater todo tipo de preconceito”, disse.

Contando com a Consciência Negra, 6 feriados nacionais estão confirmados para os próximos meses, mas alguns deles caem no fim de semana (Foto: Agência Brasil)

Quais são os próximos feriados de 2024?

Feriados nacionais:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

7 de setembro: Independência do Brasil (sábado);

12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (sábado);

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2 de novembro: Finados (sábado);

15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira);

20 de novembro: Dia Nacional de Zumbi e Consciência Negra (quarta-feira);

25 de dezembro: Natal (quarta-feira).

Pontos facultativos:

28 de outubro: Dia do Servidor Público (segunda-feira).

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile