Lula surge em luto ao confirmar morte de jornalista e se abala: "Um de seus maiores"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou o seu perfil no X (antigo Twitter) para lamentar a morte do jornalista.

04/05/2026 às 13:20 · Tempo de leitura: 5 minutos

Lula lamenta morte de jornalista (Foto: Reprodução / TV Gov / Canva)

Lula vem a público e lamenta grande perda para o Brasil em comunicado oficial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou o seu perfil no X (antigo Twitter) para lamentar a morte do jornalista.

De acordo com o Presidente da República, trata-se de uma grande perda para o Brasil de “um de seus maiores profissionais da imprensa”.

Estamos falando de Raimundo Rodrigues Pereira, que faleceu no último final de semana.

“Com a morte de Raimundo Rodrigues Pereira neste sábado, o Brasil perde um de seus maiores jornalistas”, iniciou o presidente no sábado (02/05).

Lula falou ainda sobre a perseguição sofrida por Raimundo durante a Ditatura Militar.

“Mesmo tendo sido perseguido e preso pela ditadura militar, nunca deixou de lutar pela democracia e pela liberdade de imprensa. E, o que é mais importante: nunca se calou”, afirmou.

LULA LAMENTA MORTE DE JORNALISTA?

O petista prosseguiu falando sobre o trabalho do jornalista, que ficou famoso como “a imprensa alternativa”, sendo editor-chefe do semanário Opinião, além de criar o jrnal Movimento, considerado um inovador em 1975.

“Depois de ter trabalhado nas principais revistas do país nos anos 1960, Raimundo ajudou a formar, na década seguinte, o que ficou conhecido como a ‘imprensa alternativa'”, relembrou Lula.

Contudo, o Chefe de Estado terminou o texto enviando suas condolências aos amigos e familiares do jornalista, assim como colegas de trabalho que se inspiram em seu legado.

“Quero enviar meu forte abraço para a família e os amigos de Raimundo Rodrigues Pereira. E também para seus colegas de trabalho e todos os jornalistas que foram inspirados por sua trajetória”, completou.

Morre jornalista Raimundo Rodrigues Pereira (Foto: Reprodução / Instagram)

AFINAL, PRESIDENTE AVALIA DESISTIR DE DISPUTAR A PRESIDÊNCIA?

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode reconsiderar sua candidatura nas eleições deste ano caso o cenário político se torne desfavorável.

De acordo com análise da jornalista Daniela Lima, colunista do UOL, existe uma possibilidade do atual presidente desistir de tentar a reeleição.

O motivo seria um eventual avanço do senador Flávio Bolsonaro nas pesquisas eleitorais.

A jornalista alega que, em um cenário de “profundo aperto” para Lula, incluindo uma possível virada do adversário, o presidente poderia decidir não disputar um quarto mandato.

A análise aponta, principalmente, o impacto de uma eventual derrota na trajetória política de Lula.

Nos bastidores, ainda conforme a colunista, integrantes do governo estariam avaliando os desdobramentos de um cenário adverso.

O fato é que alguns aliados não descartariam essa hipótese, embora não tenha confirmação oficial.

Presidente Lula (Foto: Reprodução / Instagram)

“Desse modo, veja matéria completa sobre amigo pessoal, Leonardo lava alma ao expor o que pensa de Zezé após guerra por Lula e SBT”.

Tópicos nesse artigo:

Mais lidas

ver todas
  1. Câncer fatal: A morte devastadora de atriz mais amada da Globo e Ana Maria aos prantos com anúncio de luto
  2. Virginia desabafa sobre sofrimento e o que sentiu culpa com Zé
  3. R$ 24M: Casares bate martelo sobre contratação de Oscar no São Paulo em 2025 e revela: “Está tudo certo”
  4. "Ainda choram por mim": Carta psicografada inédita de Dinho, do Mamonas, revela culpado por sua morte
  5. Globo em luto: Com câncer espalhado no cérebro, âncora do Jornal Hoje morreu logo após diagnóstico fatal