Ator fez bastante sucesso entre as décadas de 50 e 60
No ano de 1970, uma das lendas mais famosas envolvia um ator global. Ele que na época era um dos grandes nomes do teatro e da TV entre os anos 50 e 60, morreu vítima de um ataque cardíaco, em 18 de agosto de 1972, no Rio de Janeiro, aos 47 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A morte dele acabou comovendo o país. Segundo reportagens da época, mais de 15 mil pessoas compareceram ao enterro no cemitério São João Batista. Pouco tempo depois, acabou surgindo um boato, repercutido em toda a mídia brasileira, de que o ator sofria de catalepsia, doença rara que deixa os membros rígidos por horas, como se a pessoa estivesse morta. Por conta da doença, Sérgio Cardoso teria sido enterrado vivo.
A história ainda dizia que a família teria pedido que o corpo fosse enxumado. Ao abrir o caixão, Sérgio Cardoso estaria virado de bruços, com arranhões no rosto. “Acordou dentro do caixão”, apontavam pessoas naquela época. O fato sempre foi negado pelos familiares do artista. Durante anos a lenda foi contada, com diferentes versões, causando medo principalmente em familiares de pessoas vítimas de ataques cardíacos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
FANTÁSTICO REVIVEU HISTÓRIA
No ano de 1979, o assunto acabou sendo revivido pelo Fantástico, após a entrevista do tabelião Manoel Olegário da Costa ao programa global. Ele se disse amigo do ator e relatou que em um dos encontros com Sérgio Cardoso, ele teria demonstrado, com clareza, o pavor de ser enterrado vivo. “Ele disse realmente que tinha medo que isso pudesse acontecer”, comentou.
Já a atriz Nydia Licia, que foi casada durante 10 anos com Sérgio Cardoso, falou sobre o assunto na mesma reportagem ao Fantástico, afirmando que o fato causava sofrimento na família e que o ator nunca havia comentado sobre esse pavor.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Ele nunca teve catalepsia, certeza absoluta. Não somente jamais manifestou algum sintoma de doença nervosa no período que estivemos casados nem depois. O povo pode comentar, mas não é verdade”, falou ela na época.
Sérgio Cardoso teria sido enterrado vivo segundo lenda(Divulgação/ Globo)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE