Após uma luta muito difícil contra o câncer terminal, estrela da Globo se despediu de todos e deixou testamente pronto
Fãs de todo o Brasil foram pegos desprevenidos com o anuncia de morte de uma grande estrela da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já sofrendo no leito do hospital, esse grande nome da dramaturgia, deixou seu testamento pronto, enquanto aguardava por sua morte.
Um nome de peso na história da TV: Gilberto Martinho, ator catarinense nascido em 1927, foi um dos pioneiros da televisão brasileira. Sua carreira de sucesso inclui participações em grandes produções da Rede Globo, como as novelas “Escrava Isaura”, “Selva de Pedra” e “Irmãos Coragem”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gilberto Martinho atuou em tramas como Irmãos Coragem, Selva de Pedra e Gabriela (Foto: Memória Globo)
Iniciou sua carreira no cinema em 1951, no filme “Maria da Praia”. No entanto, ganhou fama na TV Tupi ao interpretar Falcão Negro em uma série infantil.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na Globo, atuou em diversos clássicos, como “O Espigão”, “O Rebu” e “Que Rei Sou Eu?”. Em 1970, viveu seu primeiro coronel em “Irmãos Coragem”, papel que repetiria em “O Tempo e o Vento” (1985). Contudo, ao longo de sua carreira, participou de 38 produções entre novelas e filmes.
Legado e despedida
Gilberto Martinho faleceu aos 74 anos, em 19 de agosto de 2001, após ficar três semanas internado no hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro, em razão de um câncer no pulmão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o ator, por conta do sofrimento causado pelas complicações do enfisema, estava sedado havia duas semanas, a pedido dele mesmo.
Tarcísio Meira e Gilberto Martinho (Foto: Memória Globo)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a publicação, Martinho despediu-se da família, preparou um testamento e pediu para ser sedado. O enterro aconteceu na Barra de São João, Região dos Lagos. O ator foi sepultado com roupas brancas e sem sapatos, conforme seu desejo.
Qual foi sua última novela?
Sua última novela inteira foi Roda de Fogo, em 1986, na TV Globo. Posteriormente participou ainda de alguns episódios do programa Você Decide. Gilberto Martinho era casado, tinha três filhos e faleceu de um câncer pulmonar em 19 de agosto de 2001.
O ator estava internado no hospital Copa D’Or desde 31 de julho daquele ano e, por duas semanas, vinha sofrendo com as complicações causadas pelo enfisema. O corpo foi enterrado em Barra de São João, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.