Uma triste notícia deixou o mundo da música em luto nesta quarta-feira (24)

Brasil em luto! Grande nome da música morre e a informação foi divulgada nesta quarta-feira (24) e causa comoção. Artista teve carreira internacional e foi uma das principais intérpretes da obra de Camargo Guarnieri.

Continua depois da publicidade

Estamos falando de Laís de Souza, pianista referência da música de concerto brasileira. Ela faleceu aos 93 anos no Rio de Janeiro.

GRANDE NOME DA MÚSICA BRASILEIRA DEIXA BRASIL EM LUTO?

De acordo com o comunicado divulgado pela família nesta quarta-feira (24), a artista, considerada o grande nome da música brasileira, faleceu em 18 de junho de 2026, “cercada pelo carinho de familiares e amigos”.

Continua depois da publicidade

Com uma trajetória artística de mais de 70 anos, Laís dedicou a vida à divulgação da música brasileira em palcos nacionais e internacionais.

Famosa pela excelência técnica e pela defesa do repertório nacional, levou obras de compositores brasileiros a importantes centros musicais da Europa, dos Estados Unidos e da América Latina.

Continua depois da publicidade

Ao longo de sua carreira na música brasileira, ela recebeu importantes premiações dentro e fora do país.

Entre elas está o Harriet Cohen International Award, concedido em Londres e apontado como uma das mais prestigiadas distinções da música clássica do século XX.

Continua depois da publicidade
Grande nome da música brasileira morre (Foto: Reprodução / Instagram)
Grande nome da música deixa Brasil em luto (Foto: Reprodução / Instagram)

QUAL FOI A TRAJETÓRIA DA PIANISTA?

Também foi criada nos tradicionais concursos internacionais de Bolzano e Vercelli, na Itália, além de conquistar o primeiro lugar em todos os concursos nacionais dos quais participou.

Como solista, apresentou-se ao lado de grandes orquestras brasileiras e estrangeiras, recebendo reconhecimento da crítica especializada em vários países.

Continua depois da publicidade

Sua atuação foi crucical para a divulgação internacional da obra de compositores brasileiros como Heitor Villa-Lobos, Francisco Mignone, Ernesto Nazareth, Radamés Gnattali e Camargo Guarnieri.

Entre os momentos de destaque da trajetória da artista está ainda a estreia, no Brasil, da obra “Os Quatro Temperamentos”, de Paul Hindemith.

Em seguida, a pianista voltaria a interpretar a composição sob a regência do próprio compositor como apontou o portal G1.

Além da atividade na música brasileira, Laís de Souza atuou como pesquisadora, conferencista, autora de ensaios e jurada de concursos nacionais e internacionais.

Laís de Souza, pianista referência da música brasileira (Foto: Reprodução / Instagram)
Laís de Souza, pianista referência da música brasileira (Foto: Reprodução / Instagram)

LUTO NA MÚSICA BRASILEIRA

Como membro da Academia Brasileira de Música, instituição criada por Heitor Villa-Lobos, manteve forte participação na vida cultural brasileira até os últimos anos.

Em nota de pesar, a família pontuou a dedicação da pianista à arte e à cultura brasileira, fazendo questão de destacar o legado deixado pela pianista na música brasileira.

“A música não foi apenas sua profissão, mas sua missão de vida. Seu legado seguirá vivo em cada gravação, concerto e memória que ajudou a construir ao longo de décadas”, afirmou.

A causa da morte não foi revelada oficialmente, mas a pianista vinha enfrentando problemas de saúde associados à sua avançada idade.

Luto na música brasileira (Foto: Reprodução / Canva)
Luto na música brasileira (Foto: Reprodução / Canva)

Por fim, confira mais notícias sobre os famosos clicando aqui.