Morre a cantora Preta Gil, aos 50 anos de idade

A cantora Preta Gil acaba de ter a morte confirmada aos 50 anos de idade, após luta contra câncer
Morreu neste domingo, 20 de julho, nos Estados Unidos, a cantora, atriz e empresária, Preta Maria Gadelha Gil Moreira, conhecida nacionalmente como Preta Gil, filha do cantor Gilberto Gil, aos 50 anos de idade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em suma, no mês de janeiro de 2023, Preta declarou que havia sido diagnosticada com câncer no intestino e após uma dura luta cravada contra a doença, a famosa acabou não resistindo e acaba de ter a sua morte confirmada.
A cantora estava em tratamento nos Estados Unidos, mas, infelizmente, não resistiu às complicações da enfermidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entenda
Preta Gil havia sido curada do câncer no intestino em dezembro de 2023. Inclusive, na época, a famosa chegou a falar sobre a importância do diagnóstico precoce para o tratamento do câncer colorretal, assunto que ela classificou como tabu.
“O meu tumor era bem grande, ele já era bem extenso. Eu tive que fazer quimio[terapia] e radio[terapia] para diminuir para poder operar”, contou. Dessa forma, a cantora celebrou, em dezembro de 2023, o fim do seu tratamento contra o câncer colorretal, mas confirmou que passaria a ser acompanhada por uma equipe médica por, pelo menos, cinco anos.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Todavia, infelizmente, em agosto de 2024, Preta, aos 50 anos de idade, comunicou que havia retomado o tratamento oncológico, após receber um novo diagnóstico de câncer. Na época, a cantora gravou um vídeo no Instagram informando que a doença havia voltado em quatro lugares diferentes: dois linfonodos, no peritônio – com uma metástase –, e no ureter – com um nódulo.
“Eu tive um câncer no intestino que eu tratei, me curei dele, fui liberada pelos médicos completamente para seguir uma vida perto da normalidade. Estava indo muito bem na minha reabilitação e tenho exames periódicos para serem feitos enquanto estiver em remissão. Remissão é um período de cinco anos em que o câncer pode voltar. O meu câncer voltou“, disse Preta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Fui fazer meus exames de rotina quando todos nós, eu, os médicos, família e amigos, fomos surpreendidos por esse novo diagnóstico. No mesmo dia, começamos um novo tratamento. Fiz exames complementares e na quinta comecei a quimioterapia”, completou.
A título de informação, metástase é a formação de uma lesão tumoral a partir de outra que já existiu naquele mesmo local ou em outro órgão do corpo, sem continuidade entre as duas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Novo procedimento
Além disso, em dezembro de 2024, a cantora Preta Gil passou por um novo procedimento cirúrgico. Internada desde dezembro do ano passado em um hospital de São Paulo, a artista precisou suturar pontos que haviam aberto em uma das cirurgias anteriores.
No dia 26 de janeiro deste ano, Preta contou nas redes sociais que o processo de reabilitação estava sendo difícil. Segundo Preta, ela estava usando uma bolsa de colostomia definitiva, após uma nova cirurgia que levou aproximadamente 20 horas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Sei que tô sumidinha, mas precisei ficar afastada das redes para me concentrar totalmente na minha reabilitação. Eu não tinha ideia que essa cirurgia fosse ser tão difícil”, disse no início deste ano.
A artista, aliás, diagnosticada com câncer de intestino em 2023, já havia enfrentado um tratamento que incluiu radioterapia e uma histerectomia total. Após um período em que a doença parecia controlada, o câncer voltou a se manifestar em agosto de 2024, afetando linfonodos e o peritônio e resultando em sua morte.
Ademais, segundo a cantora, nas últimas falas em suas redes sociais, ela achou que o procedimento seria similar à cirurgia que ela fez em 2024, mas o último processo acabou sendo mais longo que o esperado e a cantora acabou não resistindo.
Diante de toda sua luta, Preta Gil sem dúvidas deixa um legado de força, fé e perseverança. Pois mesmo diante de todas as dificuldades relacionadas a doença, a filha de Gilberto Gil lutou com todas as suas forças.


VIDA PESSOAL
Em suma, Preta Gil é filha do músico Gilberto Gil e da empresária Sandra Gadelha, sendo meia-irmã do músico Bem Gil, da apresentadora Bela Gil e da cantora Nara Gil, sobrinha do cantor Caetano Veloso. Também é prima da atriz Patricia Pillar e da cantora Luiza Possi.
Ademais, Seu primeiro casamento durou dois anos, e foi com o ator Otávio Müller com quem teve seu único filho, Francisco Gadelha Gil Moreira Müller de Sá, nascido em 1995. Seu segundo matrimônio durou quatro anos com o mergulhador Carlos Henrique Lima.
Todavia, entre 2015 e 2023 foi casada com Rodrigo Godoy, professor de educação física. A artista decidiu pelo divórcio após ser internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com septicemia. Ela começou a se cuidar imediatamente ao receber o diagnóstico de câncer e disse que a crise no casamento ficou “estancada momentaneamente” ao saber sobre a doença.
Todavia, no dia 24 de novembro de 2015 tornou-se avó de uma menina batizada como Sol de Maria, nascida na Clínica Perinatal, no Rio, na Barra da Tijuca, fruto da união de seu filho com a modelo Laura Fernandes.

CARREIRA PROFISSIONAL
Em suma, a saudosa estreou como cantora em 2003, com o álbum Prêt-à Porter. A capa, em que ela aparece nua, causou burburinho na época. Empresário, lançou para o Carnaval o Bloco da Preta, em cidades como Rio e em São Paulo.
Ademais, a sua carreira começou fazendo produção de shows e videoclipes. Após isso, Preta investiu na sua carreira de cantora. No ano seguinte estreou como apresentadora no programa Caixa Preta da Band.
No ano seguinte, lançou seu segundo álbum, intitulado Preta. A música Muito Perigoso fez sucesso na trilha sonora da novela Cobras e Lagartos. Preta Gil participou de muitas novelas e minisséries da Globo, como: Ti-Ti-TI, As Cariocas, Cheias de Charme, Pé na Cova, Caminho das Índias, Ó Paí Ó, Caminhos do Coração e Agora É que São Elas.
Em 2009, estreou a turnê Noite da Preta, que virou CD e DVD Noite Preta Ao Vivo, gravado na boate carioca The Week.
Ademais, no ano de 2014, lançou o projeto Bloco da Preta, inicialmente para ser apresentador durante o verão, mas devido à explosão do Carnaval, virou um projeto para o ano todo e para todo o país.
Em síntese, o Bloco da Preta, foi o terceiro maior do Rio de Janeiro e já chegou a concentrar até 2,5 milhões de pessoas nas ruas. Em 2017, aliás, Preta Gil assinou contrato com a gravadora Sony Music e lançou o álbum Todas as Cores.

Ademais, confira a seguir detalhes sobre a discografia, filmografia, cinema e teatro, de Preta Gil:
Discografia:
2003 – Prêt-à Porter
2005 – Preta
2012 – Sou Como Sou
2017 – Todas as Cores
Filmografia:
2003 – Agora é Que São Elas – Vanusa Silveira
2004 – Caixa Preta – Apresentadora
2007 – Caminhos do Coração – Helga Silva da Silveira
2008 – Os Mutantes – Helga Silva da Silveira – Participação
2008 – Ó Paí Ó – Magda – Participação
2009 – Caminho das Índias – Participação
Em 2010 – Vai e Vem – Apresentadora
2010 – As Cariocas – Gláucia – Participação
2010 – Ti Ti Ti – Participação
2011 – Esquenta! – Comentarista
Em 2012 – Cheias de Charme – Participação
2012 – 220 Volts – Participação
2012 – The Voice Brasil – Mentora assistente
2013 – Pé na Cova – Participação
2013 – Medida Certa – Participante
2015 – MasterChef – Jurada especial
Em 2015 – Vai que Cola – Flor de Liz – Participação
2015 – Programa da Sabrina – Apresentadora especial Episódio: “14 de fevereiro”
Cinema:
2006 – Os Sem-Floresta – Stella – Dublagem
2011 – Billi Pig – Dona Generosa
Teatro:
2019 – Mais Preta Que Nunca! – Monólogo
Diante de sua morte, Preta Gil deixa um único filho, Francisco Gadelha Gil Moreira Müller de Sá. Desejamos os nossos sentimentos a todos os familiares e amigos.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Bianca Rayla
Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br