Luto: Morre atriz da Globo que todos amam após grave diagnóstico e comove o Brasil

O Brasil se comove com a morte da atriz querida da Globo que enfrentou um grave diagnóstico e partiu deixando saudades

19/07/2025 14h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
LUTO - Atriz da Globo (Foto: Reprodução)

O Brasil se comove com a morte da atriz querida da Globo que enfrentou um grave diagnóstico e partiu deixando saudades

A atriz da Globo, Ilva Niño, aos 90 anos, despediu-se da vida no dia 12 de junho de 2024, no Rio de Janeiro, deixando um legado de talento e dedicação à dramaturgia brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nascida em Floresta, Pernambuco, em 15 de novembro de 1933, ela emergiu no teatro pernambucano e logo se fixou no Rio de Janeiro, onde construiu uma carreira sólida como atriz, encenadora e professora de teatro.

Inicio de carreira na TV

A partir da década de 1970 ela marcou a televisão ao interpretar mulheres nordestinas ou domésticas, personagens que ganharam autenticidade e força. Entre os papéis mais lembrados está a empregada Mina, da inesquecível “Roque Santeiro” (1985), cujo bordão “Minaaaa!” ecoou pelo país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ilva Niño (Foto: Renato Velasco/Memória Globo)
Ilva Niño (Foto: Renato Velasco/Memória Globo)

Em quais novela a atriz atuou?

Ao longo de oito décadas de carreira, ela passou por novelas icônicas como “Pecado Capital” (1975), “Sem Lenço, sem Documento” (1978), “Terra Nostra” (1999) e “Cordel Encantado” (2011), além de continuar viva nas reprises de “Cheias de Charme” e “Alma Gêmea”.

Em 2024, Ilva enfrentou uma cirurgia cardíaca após complicações respiratórias, digestivas e renais. Internada desde 13 de maio no hospital Quali, em Ipanema, seu quadro evoluiu para falência múltipla de órgãos, agravada por pneumonia.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Qual doença Ilva Niño tinha?

Apesar dos recentes problemas de saúde, ela mostrou resiliência: em 2014 venceu o câncer de intestino e, em 2016, retomou o trabalho com vigor, mantendo-se ativa até 2020, quando participou da série “Rua do Sobe e Desce, Número que Desaparece”.

Além da atuação, Ilva fortaleceu projetos artísticos. Fundou o Teatro Niño de Artes Luiz Mendonça, em homenagem ao marido, o diretor e ator Luiz Mendonça (falecido em 1995). Além disso, dedicou-se a ensinar teatro, formando novas gerações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, sua partida comoveu atores, diretores e fãs. Homenagens surgiram em emissoras, festivais regionais e redes sociais, lembrando seu talento, elegância e compromisso com a cultura nordestina. Contudo, Ilva Niño deixou uma trajetória que inspira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.