É aposentado ou pensionista do INSS? Uma grande notícia de saque extra pode estar a sua espera em julho de 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está no meio de uma grande turbulência nos últimos meses. Ocorre que, diante o escândalo de descontos sem o consenso dos aposentados e pensionistas, o governo vem se virando para ressaciar todo o dinheiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora, a maior vitória envolvendo o órgão acabou sendo confirmada, garantindo saque extra hoje (04) de julho. A situação é de deixar milhões de beneficiários pulando de alegria.
Maior vitória do INSS
Em suma, um acordo veio a ser apresentado pelo governo ao Supremo Tribunal Federal (STF) para devolver o dinheiro de aposentados e pensionistas que tiveram descontos. O acordo recebeu sinal positivo do ministro Dias Toffoli.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, a homologação possui efeito imediato, porém, de acordo com o jornal O GLOBO, precisa ser confirmada pelos demais ministros do Supremo. A votação ocorre em agosto.
De qualquer forma, a previsão do governo Lula (PT) é de que os primeiros pagamentos iniciem em (24) de julho para 1,5 milhão de pessoas. Até o momento, a forma de pagamento e cronograma não foram expostos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● O que o trabalhador precisa para ter direito a aposentadoria especial? INSS emite comunicado hoje (24)
● INSS libera pagamento de mais de R$ 1 mil hoje (24) a milhares de aposentados e +4 saques em setembro
● Informe sobre aposentadoria chega com isenção para CLTs que ficaram sem pagar o INSS por um tempo
Beneficiários avisados
A associação que fez a dedução informou os aposentados e pensionistas do INSS, vítimas de descontos nos benefícios, a respeito do período em que a cobrança ocorreu, tanto pelo aplicativo Meu INSS quanto pela Central de Atendimento, no telefone 135.
Possuindo esses dados em mãos, o segurado poderá confirmar ou contestar o vínculo. Se o beneficiário não autorizou o desconto, deve solicitar a devolução dos valores assim que o governo executar o plano de restituição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todos os aposentados do INSS tiveram descontos indevidos?
Ademais, segundo o governo, cerca de 9 milhões de pessoas tiveram descontos entre 2020 e 2025. Mas, não se sabe quantas dessas deduções foram indevidas.
Vale dizer que, a devolução corresponde ao valor total descontado de cada segurado, corrigido pela inflação. O dinheiro em questão leva como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O INSS corrige os valores descontados desde o mês de cada desconto até o pagamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando o INSS vai pagar os descontos?
Em suma, essa pergunta é um tanto pertinente. Todavia, o INSS não informou o cronograma de ressarcimento.
De qualquer forma, o governo deseja que o pagamento inicie já no próximo dia (24) de julho. O órgão ainda não divulgou como ocorrerá a distribuição dos pagamentos.