Maioria das TVs Abertas exibem só igreja

22/02/2016 10h11

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
Missionário R. R. Soares é dono de TV e aluga em outros canais (Foto: Reprodução)

Como se sabe, o sinal de TV Aberta é uma concessão pública, ou seja, todos os sinais abertos pertencem ao Estado e são concedidos temporariamente às emissoras, através de processos de licitação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Teoricamente, além dos trâmites legais, uma comissão do Ministério das Comunicações deve analisar de tempos em tempos (determinados legalmente) se a emissora não fez uso do canal para fins diferentes dos que se esperava dela, cumprindo sua função social. Tal como uma casa, que se estiver abandonada e não está servindo de moradia pode (e vai) ser desapropriada pelo Estado.

No entanto, parece que não é bem isso que vem acontecendo. Segundo informações do jornalista Flávio Ricco, são 14 redes de televisão, sendo que a maioria está nas mãos e exibe somente conteúdo religioso. Ou porque alugam o horário ou porque são donos no papel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A maioria das pessoas, inclusive, só consideras redes de TV, com poucas excessões, apenas Band, Globo, Record, Rede TV!, SBT e TV Cultura. O pastor R. R. Soares, por exemplo, tem um canal próprio, Rit TV, que exibe 24 horas por dias programação da Igreja Internacional da Graça de Deus.

Edir Macedo é proprietário da Record (Foto: Divulgação)

Edir Macedo é proprietário da Record, que exibe Igreja Universal nas madrugadas (Foto: Divulgação)

Procurado pela publicação, o Ministério das Comunicações afirma que isso não é ilegal. “Não existe qualquer hipótese de restrição à veiculação de conteúdo religioso por parte das entidades outorgadas”.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.