Mais de 5 dias: Lei crava folgas extras à lista de CLTs em MG https://tvfoco.uai.com.br/mais-de-5-dias-lei-crava-folgas-extras-a-lista-de-clts-em-mg O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Wed, 01 Oct 2025 00:19:57 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ Mais de 5 dias de folga e Zema ciente em MG: Lei trabalhista crava descanso extra à lista de CLTs em BH https://tvfoco.uai.com.br/mais-de-5-dias-lei-crava-folgas-extras-a-lista-de-clts-em-mg/ Wed, 19 Mar 2025 21:20:20 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=2355431 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Entenda regras da CLT (Foto: Divulgação)
Entenda regras da CLT (Foto: Divulgação)
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Os professores mineiros já têm uma série de benefícios garantidos, incluindo o afastamento temporário das escolas, sem reduções no salário

Em Minas Gerais, os educadores já podem recorrer às folgas, fora do período de férias, ao longo do ano. Essa solicitação é garantida pela CLT e está em vigor no governo de Romeu Zema, do Partido Novo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o último Censo, somente na capital do estado, Belo Horizonte, existem mais de 5.018 professores nos anos iniciais, 5.254 nos anos finais e 4.944 no ensino médio. Os números do município se destacam de outras cidades mineiras.

Como forma de valorizar a profissão, a Consolidação das Leis do Trabalho concede uma série de benefícios aos profissionais da área, indo além de outras categorias. Assim como outros trabalhadores, o professor tem direito às férias, 13º salário, FGTS, descanso semanal remunerado, hora extra, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CLT, Lula
Assim como outras categorias da CLT, educadores têm direito ao FGTS, entre outros (Foto: Agência Brasil)

Mas, surge também a possibilidade de se ausentar por 9 dias nos casos de casamento ou morte de cônjuge, pais ou filhos. O período não pode ser descontado da folha de pagamento, formalmente chamado de licença de “gala” ou “nojo”. Para outros trabalhadores, a liberação é de apenas 3 dias.

Essa mesma lei também se estende para outros estados brasileiros. O objetivo é tornar vantajosa a formação de novos educadores e ressaltar a importância da área para o país. Este ano, inclusive, o Governo Federal também lançou a ação Mais Professores Para o Brasil, que prevê novas qualificações.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Professores, Governo Lula, Bilhete Único, Salário Mínimo, INSS
CLT garante benefícios adicionais aos professores de Minas Gerais e outros estados (Foto: Agência Brasil)

Afinal, sobre o que diz a CLT?

  • Salário mínimo
  • Abono de férias
  • Licença-maternidade e paternidade
  • Seguro-Desemprego
  • FGTS
  • Vale-transporte
  • Hora extra
  • Valores adicionais noturnos
  • Escala de trabalho
  • Entre outros
Professores, Salário Mínimo, Caixa, CLT
Os professores já garantem o período estendido das licenças de gala e nojo no país (Foto: Agência Brasil)

Conclusão

  • Em resumo, os professores têm uma série de benefício garantidos pela lei;
  • No estado de Minas Gerais, de Romeu Zema, as regras já estão em vigor aos educadores;
  • Nos casos de casamento ou morte, os profissionais da área têm direito a 9 dias de folga;
  • O período é maior do que para outras categorias que garante afastamento de apenas 3 dias;
  • Em 2025, o Governo Federal também lançou o programa Mais Professores Para o Brasil.

+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre os benefícios dos trabalhadores CLT!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

The post Mais de 5 dias de folga e Zema ciente em MG: Lei trabalhista crava descanso extra à lista de CLTs em BH appeared first on TV Foco.

]]>