“Malhação: Pro Dia Nascer Feliz” é reclassificada após fim por conter violência e conteúdo sexual

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
Por: Vitor

04/07/2017 13h06

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Thiago Fragoso (Caio) e Paula Possani (Tita) em "Malhação: Pro Dia Nascer Feliz" (Foto: Globo/Mauricio Fidalgo)
Thiago Fragoso (Caio) e Paula Possani (Tita) em "Malhação: Pro Dia Nascer Feliz" (Foto: Globo/Mauricio Fidalgo)

Thiago Fragoso (Caio) e Paula Possani (Tita) em “Malhação: Pro Dia Nascer Feliz”
(Foto: Globo/Mauricio Fidalgo)

Dois meses após seu fim, “Malhação: Pro Dia Nascer Feliz” foi reclassificada pelo Ministério da Justiça por conter violência e conteúdo sexual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A trama escrita por Emanoel Jacobina e exibida em 180 capítulos, entre 22 de agosto de 2016 e 03 de maio de 2017, agora é vetada para menores de doze anos após a Justiça identificar tendências de “ato violento”, “insinuação sexual”, “nudez velada” e “linguagem de conteúdo sexual”, todas incompatíveis com a classificação de “não recomendado para menores de 10 anos”, que a novela tinha quando foi levada ao ar.

“Considerando que durante as análises do programa ‘Malhação: Pro Dia Nascer Feliz’ foram identificadas as tendências de: ‘ato violento’, ‘insinuação sexual’, ‘nudez velada’ e ‘linguagem de conteúdo sexual’, todas incompatíveis com a classificação de ‘não recomendado para menores de 10 anos’, considerando que os conteúdo identificados não foram tratados de forma pontual, sendo importantes para a compreensão da obra, considerando que a Classificação Indicativa fundamenta-se no previsto na portaria n°368/14, em especial o artigo 12, que especifica que a classificação indicativa tem como critérios temáticos o grau de incidência na obra de conteúdos de sexo e nudez, violência e drogas (incisos I, II e III) e acrescenta em seu parágrafo único que o grau de incidência dos critérios temáticos determina as faixas etárias a que não se recomendam as obras, nos termos do Guia Prático da Classificação Indicativa, além de entender-se que a atribuição da classificação indicativa é o resultado da ponderação das fases descritiva e contextual (artigo 13, inciso III); resolve: classificar ex-ofício a obra ‘Malhação: Pro Dia Nascer Feliz’ como ‘não recomendado para menores de doze anos’, por conter violência e conteúdo sexual”, diz o despacho publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (04).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A novela teen, protagonizada por Aline Dias e Ricardo Vianna, contou com muitas cenas de violência, principalmente na reta final, quando o vilão Caio (Thiago Fragoso), após tentar matar Ricardo (Marcos Pasquim), teve cenas com direito a enterrar cadáver e fazer sequestro.

A classificação de doze anos vale para reexibições de “Malhação: Pro Dia Nascer Feliz”, por exemplo, no Viva. Mesmo que a trama fosse reclassificada durante sua exibição na Globo, seu horário permaneceria o mesmo, já que a vinculação horária da classificação indicativa foi derrubada em agosto do ano passado. Até então, atrações vetadas para menores de doze anos só podiam ser levadas ao ar após às 20h30.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.