Manifestantes conseguem outro feito: mudar a conduta da Rede Globo

21/06/2013 18h40

2 min de leitura

Jornal Nacional

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Emissora “aderiu”?

Ontem – quinta-feira, 20 de junho de 2013 – foi um dia atípico e histórico para a Rede Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A emissora dos Marinhos deixou de exibir duas novelas, “Flor do Caribe” e “Sangue Bom”. Fato que causou furdunço pela imprensa.

Antes disso, a emissora já tinha deixado de transmitir uma partida pela Copa das Confederações que já havia sido planejada para ir ao ar, Espanha x Taiti.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Tudo isso por causa dos protestos que aconteciam por todo o país. A velha senhora optou por cobrir mais um dia de manifestações, ao invés de exibir o jogo e as duas novelas. No caso do jogo, por causa de regras da FIFA.

Muitos podem ter reclamado: “só vai passar isso hoje?”, “cadê a minha novela?”, “não aguento mais esses protestos na TV!”. Óbvio, não se pode generalizar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas uma coisa interessante deve ser ressaltada, em outros tempos, a mesmíssima emissora foi taxada como sendo ‘omissa’ quando se tratava de manifestações populares. Envolveu-se em verdadeiros escândalos em vários momentos do cenário político do país, como por exemplo, nos episódios das ‘Diretas Já’.

Voltando aos dias atuais, logo no início dos protestos, a emissora, com a nova direção geral de Carlos Henrique Schroder, foi acusada de desfavorecer as manifestações, quando rotulava os manifestantes de “vândalos” ou não exibia quando necessário os protestos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vários profissionais foram impedidos de trabalhar e a própria emissora sofreu ameaças, fato que fez a jornalista Patrícia Poeta defender o canal em pleno “Jornal Nacional”. Histórico.

Depois que os protestos se intensificaram no país, assim como as críticas à emissora, foi notória a mudança de postura que a mesma tomou.

Na extensa cobertura feita pela emissora ontem, por exemplo, podemos perceber, pelas falas de Patrícia Poeta e William Bonner, que a emissora vem enfatizando o coro de que o vandalismo é praticado por “uma pequena minoria” ou por “um grupo não-representativo”. E de fato é.

Além do que, pela incansável transmissão realizada – Poeta que o diga –, não se pode mais dizer que o canal omite os protestos.

Isso mostra que os manifestantes conseguiram outro feito: mudar a conduta da maior emissora do país.

Texto: Danyllo Junior / danyllojunior@hotmail.com

As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não reflete a opinião do site TV Foco.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: danyllo@otvfoco.com.br)

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.